sábado, 5 de março de 2011

.…………….…...RETORNO DA SEMANA………….……..…………...PRIMEIRA SEMANA DE MARÇO…………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Composição de uma paisagem – págs. 4 a 9.

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 18.03.2011. Abaixo da postagem do sexto ano estarão os detalhes.

Foram corrigidos os exercícios da página 2. Foram aplicados os exercícios das páginas 4, 6 e 9 (este último ainda não corrigido)

Nesta semana observamos os desenhos da planta baixa da sala que os alunos produziram tendo como objetivo mostrar os diversos tipos de visão do observador, como visão frontal, obliqua (visão partir do alto em diagonal), visão de cima (planta baixa) e cinemática (visão em movimento). A planta é o inicio para as atividades de cartografia, pois faz o aluno projetar o espaço percebido por ele. Espaço que teve o seu conceito trabalhado em sala “Lugar mais ou menos delimitado cuja a área pode conter alguma coisa”.

Nosso outro conceito foi o Espaço Geográfico que é basicamente o espaço construído e reconstruído pelo ser humano através do seu trabalho durante o tempo (conceito de período), este espaço geográfico é representativo de cada sociedade. Para mediarmos este conceito partimos de uma situação imaginária “Como era o CEB a vinte anos atrás?”.  Levando em consideração que os alunos tem no máximo 12 anos, foi interessante observar as respostas construídas pelos alunos de uma situação não vivida por eles. Contudo, o objetivo foi atingido com boas respostas.

image

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Identidade do Brasil – págs.. 4, 5, 6, 7, 8, e 9

ATENÇÃO: Até o dia 11.03.2011 os alunos deverão trazer a reportagem sobre um problema brasileiro, como foi solicitado, para futura atividade.

Foram corrigidos os exercícios da página 4 e 6.

Foi tratado nesta semana a extensão territorial de nosso país como as vantagens (matéria-prima, população maior, diversos climas, agricultura diversificada) e as desvantagens (grandes distâncias). Focamos na localização do Brasil, totalmente no hemisfério ocidental; 93% no hemisfério sul e 7% no hemisfério norte;  92% na zona tropical e 8% na zona temperada. Explicamos o conceito de fronteira e suas formas variadas que se apresentam em nosso país, como rios, “montanhas” e a chamada fronteira seca, também comentamos sobre os pontos extremos do Brasil.

Iniciamos a divisão do território brasileiro segundo o IBGE que classifica em cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Procurou-se explicar que a divisão obedece as fronteiras dos estados e procura comportar características próximas como relevo, bacia hidrográfica (rios e seus afluentes), clima, vegetação, cultura, etc. Os alunos leram as três primeiras regiões (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e aproveitamos para ressaltar as principais características;

 

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 1 – O espaço mundial – págs.. 9, 10, 11 e 12.

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 25.03.2011. Abaixo da postagem do oitavo ano estarão os detalhes.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 9, 10 e 11. Foram aplicados os exercícios da página 12 (ainda não corrigidos).

Com a quinta-feira para a correção das questões das páginas acima, ficou para a sexta o tema fronteiras, área delimitada por acidentes geográficos (rios, lagos, montanhas, etc.) ou marcos artificiais (ruas, marcadores, etc.) que definem o espaço de um país, estado, província, cidade entre outros.

As fronteiras são construídas ao longo do tempo através de guerras ou acordos e buscam agregar padrões comuns de cultura, como a língua. Através do mapa mundi foi questionado para os alunos as fronteiras retilíneas da África, da qual não souberam responder. Foi explicado que as fronteiras africanas foram construídas em cima de um “mapa” onde as potências europeias impuseram sobre o mesmo território tribos inimigas que até hoje geram conflitos. Países como a Nigéria, o mais populoso do continente com cerca de 150 milhões de habitantes, possuem mais de 250 grupos étnicos.

Por último comentou-se sobre os povos bascos que defendem sua independência territorial da Espanha; do povo cigano e curdo, que não possuem território.

image

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Soy Loco por ti América – págs. 5, 6, 7, 8 e 9.

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 23.03.2011. Abaixo da postagem do nono ano estarão os detalhes.

Corrigimos os exercícios das páginas 5 e 8.

A América através de uma abordagem humana ou cultural. Foi mostrado que a América apresenta uma divisão baseada na cultura: Latina e Anglo-Saxônica. A América Latina foi a região colonizada pelos espanhóis e portugueses, que recebem esse nome devido a influência da língua latina inserida na Europa pelos romanos. Já a América Anglo-saxônica tem influência inglesa, que a Inglaterra além dos bretões e celtas sofreu invasões de anglos e saxões, povos germânicos do norte da Europa que influenciaram a cultura em especial a língua. Lógico que toda a regra existe exceções como o Canadá que possui duas línguas (inglês e francês – de origem latina) e Belize que tem como língua oficial a inglesa, apesar de estar na América Latina.

Para trabalharmos a América como um todo, latina e anglo-saxônica, é essencial estarmos acostumados com indicadores de desenvolvimento, por isso, focamos no IDH (índice de desenvolvimento humano) que através de suas três dimensões: longevidade, educação e renda per capita, permite uma melhor interpretação da palavra desenvolvimento.

image

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Introdução ao estudo cartográfico – págs. 3, 4, 5, 6 e 7

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 23.03.2011. Abaixo da postagem do primeiro ano estarão os detalhes. Temos exercícios para serem feitos nas páginas 6 e 7.

Continuamos sobre a história da ciência geográfica com os conceitos de Ratzel como o Determinismo (que a natureza determinava a formação cultural de um povo) que entre outras interpretações afirmava que o meio hostil europeu permitiu que eles evoluíssem tecnologicamente de detrimento aos povos de clima tropical. Outro conceito utilizado por Ratzel foi o Espaço Vital, influenciado pelo Darwinismo onde os homens como os animais basicamente lutavam por espaço para sua sobrevivência, isso vai ser um bastião para os alemães praticarem sua expansão territorial na Europa. Citamos Vidal de La Blache com seu Possibilismo e o conceito de Região.

Apresentamos os conceitos geográficos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico e o Meio-Técnico- Científico-Informacional criado por Milton Santos, um dos grandes pensadores da ciência geográfica e que afirmava o surgimento, a partir dos anos 50 do século XX, de um novo meio geográfico marcado pela velocidade tecnológica que vem alterando as noções de tempo e espaço (como na internet e seu mundo virtual).

image

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Dinâmica da população – págs.. 4, 5, 6, 7 e 8.

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 6 e 8. Irei deixar o gabarito dos testes da página 8, 9, 10 e 11 na postagem do planejamento da semana.

Vimos os conceitos populacionais básicos como população absoluta e relativa (densidade demográfica); ideia de país populoso (estipulamos um país com mais de cem milhões de habitantes) e povoado (com uma concentração acima de 500 habitantes por quilômetro quadrado); discutimos sobre as taxas de natalidade, fecundidade, mortalidade e mortalidade infantil que apesar de serem números “frios”, evidenciam nos países questões sociais, pois altas taxas de natalidade e mortalidade infantil tem por trás problemas relacionados a saúde, alimentação entre outros.

Foi apresentado que uma população pode crescer ou não através da diferença de nascimentos e mortes, mas que a migração também contribui para o incremento populacional (este tema será visto nas próximas aulas). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas teorias demográficas, com destaque para Malthus que afirmava que a produção de alimentos aumentava aritmeticamente (1,2,3,4…) e a população geometricamente (2, 4, 8, 16…) gerando miserabilidade na sociedade.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Conhecimento do espaço geográfico – págs.. 39 e 40???

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 17.03.2011. Abaixo da postagem estarão os detalhes.

Fechamos sobre conceitos geográficos, principalmente o Meio-Técnico-Científico-Informacional, na qual Milton Santos afirmava que a ciência, a tecnologia e a informação são a base técnica da vida social, que o capitalismo impulsionou a competição global e que o principal resultado foi a modernidade. Porém a velocidade tecnológica não é igual, muito pelo contrário, ela cria espaços geográficos desiguais, onde o conhecimento passa a ser a grande mercadoria a ser vendida, e quem não a possui, passa sofrer a exclusão.

image

UFA!, terminei…. Até a próxima….

Nenhum comentário:

Postar um comentário