domingo, 19 de junho de 2011

PLANEJAMENTO QUINZENAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 20/06/2011 a 01/07/2011…………………………….

 

erosaoeolica

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22, 29, 30/06 e 01/07/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (22) estarei em outra sala aplicando atividade. Para este dia deixarei exercícios para os alunos.

A Força da Natureza:    [apostila 2, pags.76 a 84]

  1. Agentes externos de modelação de relevo
  2. Formas da superfície terrestre
  • Conhecer os agentes modeladores de relevo externos como o intemperismo, água (chuva, rio, oceano e gelo) e seres vivos;
  • Conhecer as diversas formas apresentadas na superfície terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


19700080

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20, 21, 27, 28/06 e 01/07/2011

ATENÇÃO: Nesta segunda-feira (20) teremos a finalização das apresentações sobre a bacias hidrográficas.

Águas Brasileiras – Hidrografia:     [apostila 2, pags. 92 a 109]

  1. Oceanos – Atlântico;
  2. Climas brasileiros;
  3. Vegetação brasileira;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância do oceano Atlântico para nosso país. Conhecer alguns aspectos da faixa litorânea brasileira.
  • Entender os fatores que definem o clima como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade, massas de ar. Conhecer os climas predominantes no Brasil;
  • Perceber a influência do clima sobre as principais faixas de vegetação no Brasil e suas características;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


european_union

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/06 e 01/07/2011

Europa Economia e População:      [apostila 2, pags. 80 a 90]

  1. Diferentes populações da Europa;
  2. Economia européia

OBJETIVO:

  • Conhecer os aspectos demográficos da Europa como pirâmide etária, taxas demográficas e principais concentrações populacionais
  • Conhecer as principais indústrias e recursos energéticos e a formação da União Européia

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


PanamaCanal-005

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20, 27 e 30/07/2011

América Central e América do Sul:       [apostila 2, pags. 79 a 102]

  1. América Central – Canal do Panamá e Cuba;
  2. América do Sul – Aspectos físicos;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância estratégica do Canal do Panamá. Compreender a questão cubana, o sistema econômico implantado e as relações críticas entre EUA com este país.
  • Conhecer a localização, clima, relevo, hidrografia e vegetação da América do Sul.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


brazil_relief_color_thumb

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21, 22, 28 e 29/06/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade Maquete & Pesquisa para terça-feira (21).

Litosfera e Evolução Geológica da Terra:       [apostila 2, págs. 22 a 32]

  1. Entrega de atividade Maquete & Pesquisa – aplicação de exercícios sobre agentes externos de modelação de relevo;
  2. Relevo Brasileiro;
  3. Solos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as formas predominantes de relevo no Brasil e as suas principais classificações segundo Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Jurandyr Ross.
  • Conhecer a formação dos solos, seus principais horizontes e perceber os impactos na degradação dos solos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


REnergy

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 e 29/06/2011

ATENÇÃO: Na quarta-feira (22) será a apresentação dos grupos sobre os problemas urbanos. Caso seja necessário, utilizaremos a terceira aula de Bio para a finalização.

Economia e Infraestrutura:     [apostila 2, pags. 04 a 20]

  1. Apresentação de grupos sobre os problemas urbanos;
  2. Energia não-renovável;
  3. Energia renovável;

OBJETIVO:

     
  • Conhecer as principais características das fontes não-renováveis como petróleo, gás natural e nuclear;
  • Conhecer as principais características das fontes renováveis como hidráulica, eólica, biomassa, solar, geotérmica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


dublin_tempo_201

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20, 27 e 30/06/2011

ATENÇÃO: Segunda-feira (20) continuaremos as apresentações sobre Geopolítica. Estou tentando conseguir aulas extras nesta semana para a finalização, por isso, mantenham as apresentações preparadas para um destes três dias.

Clima e Atmosfera:      [apostila 2, frente 1]

  1. Precipitações: gelo e neve;
  2. Formação de geada;
  3. Domínios morfoclimáticos;
  4. Camadas atmosféricas;

OBJETIVO:

  • Conhecer a dinâmica de formação das precipitações de gelo e neve;
  • Compreender associação clima e vegetação na formatação dos domínios terrestres;
  • Conhecer as principais características e camadas da atmosfera terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário