SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 22, 29, 30/06 e 01/07/2011
ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (22) estarei em outra sala aplicando atividade. Para este dia deixarei exercícios para os alunos.
A Força da Natureza: [apostila 2, pags.76 a 84]
- Agentes externos de modelação de relevo
- Formas da superfície terrestre
- Conhecer os agentes modeladores de relevo externos como o intemperismo, água (chuva, rio, oceano e gelo) e seres vivos;
- Conhecer as diversas formas apresentadas na superfície terrestre;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 20, 21, 27, 28/06 e 01/07/2011
ATENÇÃO: Nesta segunda-feira (20) teremos a finalização das apresentações sobre a bacias hidrográficas.
Águas Brasileiras – Hidrografia: [apostila 2, pags. 92 a 109]
- Oceanos – Atlântico;
- Climas brasileiros;
- Vegetação brasileira;
OBJETIVO:
- Compreender a importância do oceano Atlântico para nosso país. Conhecer alguns aspectos da faixa litorânea brasileira.
- Entender os fatores que definem o clima como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade, massas de ar. Conhecer os climas predominantes no Brasil;
- Perceber a influência do clima sobre as principais faixas de vegetação no Brasil e suas características;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 30/06 e 01/07/2011
Europa Economia e População: [apostila 2, pags. 80 a 90]
- Diferentes populações da Europa;
- Economia européia
OBJETIVO:
- Conhecer os aspectos demográficos da Europa como pirâmide etária, taxas demográficas e principais concentrações populacionais
- Conhecer as principais indústrias e recursos energéticos e a formação da União Européia
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 20, 27 e 30/07/2011
América Central e América do Sul: [apostila 2, pags. 79 a 102]
- América Central – Canal do Panamá e Cuba;
- América do Sul – Aspectos físicos;
OBJETIVO:
- Compreender a importância estratégica do Canal do Panamá. Compreender a questão cubana, o sistema econômico implantado e as relações críticas entre EUA com este país.
- Conhecer a localização, clima, relevo, hidrografia e vegetação da América do Sul.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 21, 22, 28 e 29/06/2011
ATENÇÃO: Temos entrega de atividade Maquete & Pesquisa para terça-feira (21).
Litosfera e Evolução Geológica da Terra: [apostila 2, págs. 22 a 32]
- Entrega de atividade Maquete & Pesquisa – aplicação de exercícios sobre agentes externos de modelação de relevo;
- Relevo Brasileiro;
- Solos;
OBJETIVO:
- Conhecer as formas predominantes de relevo no Brasil e as suas principais classificações segundo Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Jurandyr Ross.
- Conhecer a formação dos solos, seus principais horizontes e perceber os impactos na degradação dos solos.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 22 e 29/06/2011
ATENÇÃO: Na quarta-feira (22) será a apresentação dos grupos sobre os problemas urbanos. Caso seja necessário, utilizaremos a terceira aula de Bio para a finalização.
Economia e Infraestrutura: [apostila 2, pags. 04 a 20]
- Apresentação de grupos sobre os problemas urbanos;
- Energia não-renovável;
- Energia renovável;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais características das fontes não-renováveis como petróleo, gás natural e nuclear;
- Conhecer as principais características das fontes renováveis como hidráulica, eólica, biomassa, solar, geotérmica;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 20, 27 e 30/06/2011
ATENÇÃO: Segunda-feira (20) continuaremos as apresentações sobre Geopolítica. Estou tentando conseguir aulas extras nesta semana para a finalização, por isso, mantenham as apresentações preparadas para um destes três dias.
Clima e Atmosfera: [apostila 2, frente 1]
- Precipitações: gelo e neve;
- Formação de geada;
- Domínios morfoclimáticos;
- Camadas atmosféricas;
OBJETIVO:
- Conhecer a dinâmica de formação das precipitações de gelo e neve;
- Compreender associação clima e vegetação na formatação dos domínios terrestres;
- Conhecer as principais características e camadas da atmosfera terrestre;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário