quinta-feira, 23 de junho de 2011

RETORNO PARCIAL DA QUINZENA DE GEOGRAFIA……PERÍODO: 20/06/2011 A 22/06/2011…………………………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Força da Natureza – pags 76 a 80

ATENÇÃO: Temos deveres na apostila páginas 78, 79, 80, 81 e 82

Nesta quarta-feira (22) falamos sobre os agentes externos de modelação do relevo como o intemperismo, água (chuva, rios, mares e geleiras), vento e seres vivos. Procuramos evidenciar os tipos de intemperismo: físico (expansão e contração da rocha devido a diferença de temperatura), químico (a água e compostos químicos dissolvem ou alteram os minerais da rocha) e biológico (atuação de plantas, bactérias, entre outros).

A água é o agente natural que mais atua no relevo, porque age nas suas diversas formas: chuvas, rios, mares e até sob forma sólida das geleiras. Utilizamos as imagens da apostila para mostrar a dinâmica das chuvas sobre o relevo e a diferença entre um relevo florestado e outro desmatado. agua cmo modeladora do relevo

Grand Canyon – exemplo de ação das águas (rio) na modelagem do relevo

Também apontamos algumas transformações do litoral devido a atuação das marés como destruição (usamos o exemplo da praia da Armação do Pântano do Sul que a cada “ressaca” põe em risco as moradias – apesar que atuação de avanço sobre a área de restinga também influenciou consideravelmente); como também constrói como tômbolos, restinga etc. Comentamos sobre a atuação do gelo e os vales em forma de “U”.DSCF4583

 

Exemplo de Vale Glacial. Este relevo foi produzido pelo acúmulo de gelo (glaciar) que ao se deslocar vai construindo este vale em formato de “U”.

 

Finalizamos com os ventos utilizando outra imagem de relevo formado da atuação eólica e das transformações que o ser humano impõe ao relevo com as construções de hidrelétricas e mineração. 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Águas Brasileiras/Hidrografia – pags. 92 a 94

Nesta Segunda (20) os alunos finalizaram as apresentações sobre as bacias hidrográficas da Amazônia, Leste e São Francisco. Os recursos utilizados foram cartazes, power point e vídeos.

Abaixo uma das apresentações dos alunos

Na terça-feira (21) os alunos foram questionados sobre a importância dos oceanos, com foco no Atlântico, que banha o Brasil. Os alunos foram questionados e informaram sobre o tipo de aproveitamento como  transporte, alimentação, produção de Sal e petróleo.

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Explicamos que o mar territorial brasileiro é de 12 milhas náuticas (em torno de 22 quilômetros) mas que o nosso país mantém uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 quilômetros), além de uma extensão sobre a Plataforma Continental, onde teoricamente, mantém o controle desta área. Também comentamos sobre o litoral brasileiro e a faixa marítima alem da restinga e a diferenças entre lago, lagoa e laguna.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Dinâmica da Natureza e Ação Humana I – págs 24 e 25

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 22 e 23.

Segunda (21) foi a entrega da atividade Maquete & Pesquisa com trabalhos de excelente qualidade. Resta apenas a correção dos trabalhos escritos.

Iniciamos o relevo brasileiro com as três definições que demonstram a evolução do conhecimento geográfico sobre o território brasileiro com os mapas de Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’ Saber e Jurandyr Ross.Brasil Relevo Classificação Jurandyr Ross

 

O relevo segundo Jurandyr Ross, que aproveitou os resultados do Projeto Radam efetuado na década de 70 para pormenorizar o território.

 

 

A classificação do relevo brasileiro seguiu técnicas e critérios propostos em momentos diferentes, conforme a evolução da geomorfologia e da cartografia brasileira. Destacamos as diferentes classificações como o de Aroldo, baseado na altimetria; no de Aziz, baseado nos processos de modelato do terreno como erosão e sedimentação e no Jurandyr Ross, já nos anos 80 que utilizará os dados do Projeto Radam para aperfeiçoar a classificação do relevo, com planaltos, planícies e depressões.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Nesta quarta feira (22) os alunos apresentaram a atividade com tema problemas urbanos, com  alguns trabalhos de qualidade (enchentes, violência, infraestrutura, mobilidade, poluição e moradia). Os grupos conseguiram finalizar as apresentações dentro do prazo de duas aulas (faixa).

Um dos temas foi a mobilidade urbana na qual a cidade de Florianópolis tem destaque negativo

transito

Alguns trabalhos conseguiram atender as especificações propostas, como conceitos, causas, consequências e até mesmo propostas de soluções. Outras apresentações foram suscintas demais ou apresentaram falta de informações. De qualquer modo, todos estão de parabéns pelas apresentações.

Abaixo uma das apresentações sobre problemas urbanos, das alunas: Letícia, Bruna e Taynara. A quantidade de slides foi reduzida do original para diminuir o tamanho do arquivo:

 


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Nesta segunda (20) utilizamos a aula padrão mais outras duas aulas (2 e 3) conseguidas das professoras Natália e Juliana,  para as apresentações sobre Geopolítica com os temas (Criação do Estado de Israel e Questão Palestina; A disputa de Caxemira; a Guerra do Afeganistão, Colômbia e a FARC). As apresentações foram boas com utilização de vídeos. Faltou apenas a Guerra do Iraque para próxima segunda.

O Estado de Israel e a questão palestina, foi um dos temas apresentados

Cópia de perdas da palestina

Até a próxima “blogagem...”

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