domingo, 21 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………… PERÍODO: 22/08/2011 A 26/08/2011…………………………….

 

337

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24, 25, 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Nesta semana, quarta-feira, estaremos iniciando a terceira apostila, por favor, não esqueçam dela.

Atmosfera terrestre:       [apostila 3, páginas 112 a 117]

  1. Principais características da atmosfera;
  2. Camadas da atmosfera e suas características;
  3. Clima e tempo;

OBJETIVO:

  • Conhecer o conceito de atmosfera e sua composição química;
  • Entender que a atmosfera não é uma camada única, apresentando características diferenciadas;
  • Compreender as diferenças entre clima e tempo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


CHARGE - erasmo

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22, 23 e 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Temos deveres para segunda-feira, páginas 140 e 141.

Relações entre espaço urbano e espaço rural:      [apostila 3, páginas 142 a 148]

  1. Estrutura Fundiária do Brasil;
  2. Texto interpretativo sobre o campo brasileiro;
  3. Trabalhadores do campo no Brasil;

OBJETIVO:

  • Compreender a distribuição de terras no Brasil e modo de exploração, além dos movimentos sociais envolvidos na questão agrária;
  • Entender a relação trabalhista e econômica no campo brasileiro;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Entrega de texto interpretativo sobre o campo brasileiro.


estação de trem em patel nagar

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25 e 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Ásia: berço das civilizações milenares:        [apostila 3, páginas 124 a 133]

  1. Correção dos exercícios das páginas 124, 125 e 126;
  2. Hidrografia asiática;
  3. Aspectos populacionais da Ásia;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância dos rios asiáticos para as grandes civilizações deste continente;
  • Conhecer os principais rios da Ásia;
  • Perceber o impacto da explosão demográfica neste continente e os diversos mecanismos de controle populacional;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


african-civilization

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22 e 25/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

África: o continente redescoberto:    [apostila 3, páginas 136 a 144]

  1. Aplicação e correção de exercícios das páginas 136 a 140;
  2. Civilizações africanas;
  3. Exploração do continente africano;

OBJETIVO:

  • Conhecer as civilizações importantes da África pré-navegações;
  • Entender a participação da África como entreposto comercial no início das grandes navegações;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


lixo_mar

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Hidrosfera:      [apostila 3, páginas 8 a 10]

  1. Atividade de texto sobre oceanos;
  2. Águas continentais;

OBJETIVO:

  • Através de interpretação de texto, compreender o impacto antrópico nos oceanos;
  • Conhecer os tipos de águas continentais e sua distribuição no mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Aplicação de texto interpretativo sobre os oceanos.


Cold-War-Flags

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 24/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Mundo contemporâneo:     [apostila 3, páginas 7 a 17

  1. Correção dos exercícios das páginas 7 e 8;
  2. Guerra Fria;

OBJETIVO:

  • Conhecer as origens do mundo bipolar e sua maior expressão: a Guerra Fria;
  • Entender as relações políticas entre Ocidente e Oriente;
  • Compreender o significado das alianças militares e a tensão nuclear imposta ao mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


los angeles

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 a 25/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Hidrosfera e Urbanização:       [Apostila 2, frente 1, páginas 60 a 62]

  1. Bacias hidrográficas brasileiras
  2. Processo de urbanização;
  3. Configuração dos centros urbanos;
  4. Estruturas urbanas e distribuição no espaço;

OBJETIVO:

  • Entender o sistema de drenagem de uma região. conhecer as principais características das bacias hidrográficas brasileiras;
  • Entender o processo de formação das cidades. Conhecer as principais funções das cidades. Compreender a dinâmica de concentração urbana e a influência das cidades globais no mundo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Um comentário:

  1. Adorei o seu planejamento....

    Bjs Marina Silveira Porto 7º ano matutino.

    ResponderExcluir