sábado, 27 de agosto de 2011

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 22/08/2011 A 26/08/2011……………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags. 111 a 116.

Foram aplicados os exercícios das páginas 114, 115 e 116.

Iniciamos a terceira apostila de Geografia com o tema atmosfera. Com a página de apresentação, onde três imagens dispostas instigavam o aluno a percepções sobre os fenômenos atmosféricos. Trabalhamos com o conceito de atmosfera (fina camada de gases, sem cor, cheiro e gosto que envolve a Terra), sua composição quimíca, com predomínio de nitrogênio e oxigênio.

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As principais camadas atmosféricas. Onde se lê “Termosfera”, na apostila está como “ionosfera”.

 

Outro assunto tratado na semana foi as camadas atmosféricas, onde buscamos enfatizar as características de cada uma delas. Para a troposfera destacamos a ocorrência dos fenômenos atmosféricos e a grande concentração de gases. Na estratosfera destacamos a camada de ozônio e sua importância para a absorção parcial dos raios ultravioleta (UV) – neste ítem procuramos evidenciar que a radiação solar apresenta uma parte de luz visível e de infravermelho. Ainda no tema do ozônio, foi destacada a participação dos CFC’s (clorofluorcarbonos) na decomposição da camada, e que estavam presentes principalmente em aparelhos de refrigeração e aerossóis. demostramos também que não são apenas os seres humanos os mais atingidos, mas flora e fauna como um todo. A mesosfera foi comentada e a importância da Ionosfera para reflexão das ondas radiofônicas; por último, encerramos com a Exosfera, onde se encontram os satélites de telecomunicações, sondas espaciais, entre outros.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Relações entre espaço urbano e rural – pags. 140 a 146

ATENÇÃO: Temos deveres para correção na página 146.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 140, 141, 142, 143, 145.

Na terça-feira, foi aplicado um texto intitulado “As Lições que Não Aprendemos” onde narra a relação dos índios Kayapó com a terra. O modo como eles plantavam e preservavam a mata, bem como as técnicas utilizadas para garantir a sobrevivência da tribo. Os alunos leram o texto e responderam as perguntas interpretativas. O objetivo era criar um contraponto com a agricultura comercial e de subsistência, ambas causadoras de impactos ambientais. Claro, a cultura kayapó não é tão sustentável como deveria, contudo, ela interfere menos no meio quando busca atender apenas as necessidades da tribo.

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Um dos gráficos da apostila que apresenta os estados com o maior número de famílias com terras insuficientes para o seu sustento.

 

A semana iniciou com a correção de exercícios que tinham como tema o deslocamento de pessoas das cidades para o interior, ou o crescimento acelerado das cidades do interior. Nestes exercícios trabalhavam-se conceitos como movimentos migratórios, expansão industrial e de aparatos urbanos. Outro tema importante é a estrutura fundiária brasileira que está associada ao tamanho e distribuição das propriedades. Mostramos que no Brasil a terra está muito mal distribuída, com grande concentração na mãos de poucos. Que esta realidade causa impacto na sociedade, principalmente para aqueles que necessitam de terra para trabalhar e não encontram perspectivas futuras. A apostila, através de gráfico, apresentava os estados brasileiros que tinham o maior número de famílias cujas terras eram insuficientes para o seu sustento.

MOVIMENTO DOS TRALHADORES SEM TERRA

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Os alunos também trabalharam exercícios a partir de poema “A terra dos posseiros de Deus” de Assaré, com foco na má distribuição de terras. Finalizamos com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), onde deixamos no quadro a sigla MST e registramos lado a lado os aspectos positivos e negativos que o movimento trazia nas interpretações dos alunos. Apesar de ter uma tendência para o negativo, foi importante “forçar” os alunos a buscarem coisas positivas sobre o movimento. Mas, enfatizo aqui, que deixamos claro que o respeito a propriedade privada deve imperar em todas as situações.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Ásia: berço de culturas milenares – pags. 124 a 137

Foram corrigidos os exercícios das páginas 124, 125 e 126.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 129, 130, 135, 136 e 137.

Nas correções dos exercícios foram trabalhados conceitos como vegetação e clima (fitoclimáticos) da Àsia, a formação e circulação das monções e formação geológica da Cordilheira do Himalaia. Hidrografia asiática, localização; importância dos rios para a população asiática. Demografia, com os maiores países mais populosos da Ásia, maiores cidades asiáticas e controle demográfico.

Na quinta-feira o tema foi hidrografia com os principais rios da Àsia, trabalhando conceitos de regime fluvial, principalmente o misto (neve e chuvas) devido as altas montanhas com neve eternas no continente. A Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Tibete são os centros de dispersão das águas formadoras do rios. Vimos algumas características dos principais rios como o Ganges, Indo, Yang-tse-Kiang, Huang-ho, Mekong, Ienissei, Ob, Tigre e Eufrates.

Finalizamos a semana com os aspectos populacionais da Àsia onde estão estabelecidos mais da metade da população mundial, gerando grandes problemas sociais.

chinabeach040806_600x399 Na China, devido aos seus 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, tudo pode se tornar um caos, como um dia de verão na praia.

Aproveitamos para trabalhar o controle de natalidade da China, um país de 1,3 bilhões de habitantes que introduziu um sistema drástico de contenção de nascimentos impondo, graças ao seu sistema político, uma criança por casal, diminuindo, o crescimento acelerado. Evidenciamos a importância da criança do sexo masculino para a cultura chinesa e as distorções causadas pela proibição de ter mais de um filho. Utilizamos diversos exemplos como a proibição dos ultrasons para saber o sexo, pois casais que esperassem menina poderiam abortar para evitar a proibição posterior; o abandono de recém-nascidas nas ruas, evitando o registro da criança; o comércio de bebês meninos, raptados em regiões do interior para a venda nas grandes cidades da China. Na Índia, com as campanhas de esterilização em massa, aproveitei para lembrar aos alunos um caso que ocorreu nos anos 70 no Nordeste com a esterilização – sem consentimento – de milhares de mulheres nordestinas.


 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: o continente redescoberto – pags 135 a 145.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 135, 136, 137, 138, 139, 140 e 145. Os conceitos trabalhados foram: associação clima e hidrografia (Rio Nilo), bacias hidrográficas (Nilo e Congo); hidrografia e vegetação (Congo), agricultura, clima e hidrografia (Egito); acidentes geográficos da África, Canal de Suez; relevo, clima hidrografia em geral. Expansão marítima portuguesa e contorno da África; associação de impedimentos do meio para penetração do território da Àfrica (Saara) e Brasil (Amazônia, Serra do Mar, etc).

Iniciamos a semana (com aula-faixa) exercitando os conhecimentos dos alunos, aproveitando um recente trabalho de mapa onde eram identificados os principais acidentes geográficos, rios, lagos com intuito de reforçar a assimilação de conhecimento sobre o continente. Apesar de extenuante, a produção dos alunos foi boa.

MALI E GANA 2

 

 

 

Resquícios arquitetônicos da grande civilização de Mali, que foi uma das mais importantes da África.

 

 

 

Na quinta-feira, iniciamos a parte humana deste continente com as grandes cilivilizações e impérios africanos. Foi importante para que os alunos percebessem que a África antes de ser uma variedade de países com infinitos problemas sociais, foi o palco de grandes civilizações como a de Mali, Songa, Iorubá, Gana entre outros. Que os europeus chegaram a comercializar com esses impérios antes de destruí-los com suas armas e cultura.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera– página 8 e 9.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios da página 9. Os conceitos trabalhados foram: características dos oceanos; tipos de mares; controle estratégico das águas; dessalinização das águas; correntes marítimas (classificação, influencia do clima) e poluição marítima.

Na terça-feira, foi aplicado um texto interpretativo sobre a formação do “lixão do Pacífico”, ele poderia ser individual ou em duplas. O tema tinha como objetivo sensibilizar os alunos para o descarte indiscriminado de lixo em locais impróprios que podem ocasionar, indiretamente, a poluição dos oceanos. O texto era composto de 8 perguntas interpretativas e de pesquisa com auxílio da apostila. As principais questões giravam em torno da formação do lixão, os impactos para a vida marinha, origem do lixão utilizando o conceito de correntes marítimas, tipos de descartes de materiais, países colaboradores para o lixão, “caminhos do lixo até o oceano”, propostas de soluções, e idéias e atitudes dos alunos para evitar a poluição dos oceanos.

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O “lixão” do Pacífico é um acúmulo anormal de lixo em determinada parte deste oceano devido ao giro de correntes marítimas que deixam uma área de calmaria no centro onde está localizado este acúmulo. O lixo somente é percebido com olhar atento, pois grande parte dele está abaixo da superfície da água. Como está no hemisfério norte, a origem principal dos descartes está em países como os EUA, Japão, Coréia do Sul, entre outros.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Mundo Contemporâneo – pags. 7 a 17.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 7, 8. Os conceitos utilizados foram: características do Capitalismo; modo de produção e concentração econômica (trustes).

A Guerra Fria foi o foco de nossas aulas nesta semana. Iniciamos com as principais características do Socialismo, como a sua origem de pensamento (Owen, Fourier, Marx e Engels); o seu abarcamento pelo movimento sindical e grupos organizados na Europa com a constituição do primeiro país socialista do mundo – União Soviética, atual Rússia. Continuamos com o período pós-guerra de 1945 e a divisão ideológica entre capitalismo (EUA) e socialismo (União Soviética). A introdução da Doutrina Truman e Plano Marshall para evitar a expansão do socialismo e a formação de alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia. Finalizamos com a divisão da Alemanha (Ocidental e Oriental) e a cidade de Berlim (Ocidental e Oriental) uma cidade com uma situação inusitada, totalmente localizada na Alemanha Oriental – socialista – mas com um “pedaço” ou, se preferir, um “enclave” capitalista.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 1 – Águas e Urbanização – pags. 59 a 61

ATENÇÃO: Publicarei uma lista de exercícios da UFSC na postagem posterior a esta “blogagem”. Façam as questões e tragam as dúvidas.

Na segunda-feira finalizamos o tema hidrosfera com o conceito de bacias hidrográficas e as principais bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica (grande volume de água, excelentes condições de navegabilidade e energia, contudo longe dos grandes centros); Tocantins-Araguaia; São Francisco (totalmente brasileiro, intensamente utilizado para produçãode energia, discussões sobre a transposição de suas águas para áreas do sertão nordestino e a bacia Platina (bacias do Uruguai, Paraguai e Paraná).

Iniciamos o tema urbanização com a origem das cidades, histórico do processo de urbanização, diferentes urbanizações no mundo, diferenças entre centro e periferia no países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Aguas
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Até a próxima “blogagem…..”

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