sábado, 15 de outubro de 2011

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………………PERÍODO: 10/10/11 a 14/10/11…………………………….

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Influência do Clima na Vegetação– pags 147 a 160

Na quinta-feira foi entregue a prova mensal efetuada pelos alunos na semana anterior. Contudo, os alunos pediram uma revisão, principalmente nas questões que envolviam os cálculos de média e de amplitude térmica, pois foi apenas considerado o resultado final e não os cálculos em si. Por isso, será dado décimos para os alunos que sabiam como calcular, mas que, por alguma dificuldade, não obtiveram o resultado esperado. Aproveitaremos para observar as outras respostas novamente.

Na quinta-feira deveria ser a finalização do trabalho de cartaz, no entanto, alguns alunos esqueceram o material. Aproveitamos para apresentar as principais características dos climas e suas vegetações associadas, para auxiliar os alunos.IMG0036A

Na sexta-feira, alguns alunos já trouxeram prontos os cartazes, enquanto outros continuaram fazendo em sala. Observamos uma pequena apresentação dos alunos para o professor, pois com o barulho em sala, devido a continuação do trabalho por algumas equipes, ficou difícil mostrar a todos. Os trabalhos foram bons, apesar de alguns alunos não darem a devida importância para a atividade, deixando tudo para a última hora.

Cartaz feito pelas alunas: Alice, Maryna, Roberta e Yasmim.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Cidades Brasileiras – pags. 197 a 204

Foi entregue a prova mensal corrigida na segunda-feira.

Foram corrigidos os exercícios da página 195. Foi aplicado e corrigido em sala o exercício da página 197.

Trabalhamos esta semana as regiões metropolitanas e os critérios básicos para defini-la (IBGE), como população superior a 800 mil habitantes (cidade principal), densidade demográfica igual ou superior 60 hab/km2 e PEA superior a 65% em atividades urbanas. Buscamos associar a ideia de região metropolitana com a Grande Florianópolis, que não cumpre o principal quesito por apresentar uma população pouco superior a 400 mil habitantes. Demonstramos o conceito de megalópole e o futuro embrião nacional entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os alunos fizeram um exercício de rede urbana em esquema, utilizando alguns municípios da Grande Florianópolis.rede urbana

Finalizamos na sexta-feira com a questão da favelização das cidades, onde focamos a ocupação de áreas impróprias como morros e baixadas próximos a rios. Explicamos os perigos das enchentes nas várzeas e os desmoronamentos de morros. Por último, os principais problemas ambientais encontrados em uma metrópole, como poluição (sonora, atmosférica), lixo, impermeabilização do solo, etc.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Os Tigres e o Dragão – pags. 183 a 192

Nesta semana apresentamos os países chamados Tigres Asiáticos e os Aspirantes a Tigres. Evidenciamos que Taiwan, Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong (pertencente a China, mas que apresenta algumas particularidades dentro do país) que pela agressividade no processo de crescimento industrial a partir dos anos 70, receberam a alcunha de “Tigres Asiáticos” ofertando mão de obra barata, subsídios para instalação de indústrias, apoio dos governos locais e investimentos em educação e qualificação, focando principalmente em produtos eletro-eletrônicos.

No caso da Coreia do Sul, comentamos a formação dos Chaebols (conglomerados industriais de origem familiar, com diversas atividades, como fabricação de automóveis, siderurgia, metalurgia, estaleiros, bancos, etc.), a importância da atividade de construção de navios por parte deste país e o salto econômico resultante. Apresentamos algumas multinacionais deste país como a Hyundai, LG, Samsung, Kia, etc.chaebols

Seguindo os passos dos Tigres, estão a Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã com as mesmas técnicas, mas com mão de obra ainda mais barata, principalmente nas atividades mais intensivas de trabalho.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Oceania, O Novíssimo Mundo Continua…– pags 197 a 202

Entregamos a prova mensal corrigida, aplicada em semana anterior.

Trabalhamos as atividades econômicas das ilhas e Papua Nova Guiné, onde retratamos a exploração mineral e madereira. Por ser uma ilha maior, demos prioridade para a Papua, apesar deste país ter um dos piores IDHs do mundo bem como mais de 80% de sua população viver em áreas rurais. Comentamos que apesar dos números mostrarem o subdesenvolvimento, a maioria da população vive em sistemas tribais, e que, necessáriamente não passavam pelas mazelas das quais o mundo ocidental está acostumado. Apenas tem uma visão de mundo diferente dos ocidentais e que não pode ser classificado como “subdesenvolvido” no amplo sentido da palavra. Mostramos um vídeo de 20 minutos para que os alunos tivessem uma vaga ideia desta parte exótica do mundo.

Na quinta-feira foi a vez das “jóias” do Pacífico, Austrália e Nova Zelândia. Comentamos sobre a influência do Reino Unido, desde a colonização até os dias de hoje com a Rainha Elizabeth II sendo chefe de estado destes países – apesar de não influenciar diretamente. A participação da Commonwelth, os excelentes IDHs, a distribuição da população e os conceitos de população absoluta, relativa e os vazios demográficos, além de aspectos físicos.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Atividade de Apresentação Sobre Bacias Hidrográficas

Como na quarta-feira seria feriado, restou apenas a terça-feira para a aluna no primeiro ano. Estava marcado o inicio das apresentações dos grupos com o tema bacias hidrográficas. Cinco grupos apresentaram, restando ainda sete. Neste primeiro dia alguns grupos optaram por vídeos enquanto outros por slides.

Abaixo um vídeo produzido pelas alunas Alessandra e Ângela sobre a Bacia do Paraguai:

BACIA DO PARAGUAI

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Indústrias – pags. 60 a 61

Nesta semana trabalhamos a industrialização, sua origem, tipos de indústrias, fatores locacionais, tecnologias (clássicas e de ponta), produção internacional e distribuiçao espacial no Brasil.

Até a próxima blogagem…..

Nenhum comentário:

Postar um comentário