domingo, 19 de fevereiro de 2012

RETORNO PRIMEIRA SEMANA–ENSINO MÉDIO – 311 / 313

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Por que estudar Geografia? – pags. 2 a 5.

ATENÇÃO: Serão cobrados os exercícios da página 5 nos dois médios.

Primeira semana, retorno das férias, novos colegas, mais do mesmo, o ritmo é lento, digamos de (re)adaptação. Sejam bem vindos alunos!

Como a situação é parecida nos dois primeiros anos, este retorno dará um aspecto geral, unificado. Em postagens futuras, deveremos separar os comentários.

Na primeira aula fizemos nossa apresentação, informamos sobre os dias de aula, os tipos de atividades que planejamos e as avaliações. Comentamos sobre aspectos disciplinares e o planejamento anual. Apresentamos a apostila e também o seu suplemento de cartografia, que será usado no decorrer do ano.

No segundo dia iniciamos a nossa apostila com o primeiro capítulo: Por Que Estudar Geografia?, que tem o objetivo de “abrir” a visão dos alunos sobre a ciência geográfica. Para auxiliar, houve distribuição de recortes de revistas onde o aluno deveria identificar o país e o continente e apontar no mapa da lousa (que não tinha identificação). Uma sala foi regular, enquanto outra surpreendeu pelo 100% de acertos. O nosso objetivo era criar uma discussão sobre a importância da Geografia e que ela não se resumia a conhecimentos cartográficos. Questionei sobre a importância de ter conhecimentos básicos de mapa e se apenas isso definia esta ciência. geography-world20map20compassAs respostas foram diversas, mas a maioria percebe a importância da Geografia, apesar que ela é muito mais ampla do que os alunos imaginam.

Geografia,

               muito além do

                          conhecimento cartográfico

 

 

Para evidenciar esta importância o autor Vesentini trouxe um relato do analfabetismo geográfico vivido pelos norte-americanos nos 70 que incluia empresa aérea no Brasil com comida mexicana e falando espanhol, entre outros. Explicamos que estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos, é analisar os espaço da sociedade humana, onde mulheres e homens vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente através do tempo. O espaço no sentido geográfico são os feitos da sociedade humana que tem por objetivo satisfazer suas necessidades.

Outro fator importante é a interdependência dos povos atualmente, fazendo que cada vez mais os países dependam um dos outros, intensificando as trocas, gerando riquezas, impasses e acelerando as mudanças no espaço geográfico.

“Estudar Geografia é estar integrado criticamente na sociedade, participando de maneira ativa de suas transformações. Para isso, devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o do âmbito local até os âmbitos nacional e global”, palavras do autor. Abaixo, o slide do primeiro capítulo:

Até a próxima “blogagem”…

Nenhum comentário:

Postar um comentário