sábado, 12 de junho de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – PERÍODO: 14.06.2010 ATÉ 18.06.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO: 14 E 15.06.2010

Forças Endógenas de modelação de relevo

  • Vulcanismo;
  • Abalos sísmicos;

Forças Exógenas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao interna e externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 16 e 18.06.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 23.06.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010;
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha)
  • Três maremotos ocorridos no mundo (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

Aplicação de exercícios da aula anterior.

Agentes externos de modelação de relevo

  • Intemperismo;
  • Erosão fluvial;
  • Erosão marítima;
  • Erosão eólica;
  • Erosão glacial;
  • Seres vivos;

Objetivo:

Evidenciar os mecanismos exógenos de modelação de relevo e seu resultado nas feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 18.06.2010

Aplicação de exercícios da aula anterior.

Relevo Brasileiro. Classificações segundo:

  • Aroldo de Azevedo;
  • Aziz Ab´Saber;
  • Jurandyr Ross;

Solos

  • Horizontes;
  • Degradação;

Objetivo:

Apresentar as diversas classificações utilizadas para a caracterização do relevo brasileiro. Evidenciar os aspectos de formação dos solos.

Metodologia:

Aula expositiva com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 16 e 18.06.2010

ATENÇÃO: Será proposto aos alunos do terceirão uma atividade opcional de apresentação de exercícios. devido ao pouco tempo disponível para a correção de exercícios das frentes (no caso específico a segunda frente), os alunos terão a oportunidade de receber dois exercícios cada para uma apresentação em sala com a devida explicação das respostas certas e erradas. Como na apostila já existe as respostas, caberá aos alunos explicá-las.

Geopolítica

  • Conceito;

Objetivo:

Conhecer as bases conceituais de Geopolítica segundo Vesentini.

Metodologia:

Os alunos receberão um texto de Willian Vesentini sobre Geopolítica para ser discutido em sala.

Avaliação:

Junto com o texto será entregue questões de interpretação.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 16.06.2010

ATENÇÃO: No final desta postagem será apresentado a atividade sobre os problemas urbanos que será explicada nesta semana corrente.

Energias não-renováveis

  • Consumo e desenvolvimento;
  • Carvão;
  • Petróleo;
  • Gás natural;
  • Energia nuclear

Objetivo:

Apresentar as principais fontes de energia não-renováveis. Evidenciar as vantagens e desvantagens do consumo destas energias. Discutir as principais questões ambientais sobre o tema.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

_________________________________________________

TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário