sábado, 12 de junho de 2010

RETORNO DA SEMANA - SEGUNDA SEMANA DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Os assuntos tratados nesta semana foram as rochas sedimentares (rochas originadas da junção de partículas erodidas que se agregam sob pressão na crosta) e rochas metamórficas, que se originam da alteração de sua composição mineralógica devido a presença de pressão ou temperatura.

Foi trabalhado o conceito de minerais energéticos e sua origem como o carvão (rochas sedimentares originárias de partículas e material orgânico de florestas e pântanos do período carbonífero), petróleo (rochas sedimentares que se originam de partículas e material orgânico de oceanos, mares e lagos a partir do período proterozóico).

Foram aplicados os exercícios da página 65, 66 e uma pesquisa da página 67 sobre derivados de petróleo.

Infelizmente tivemos problemas de indisciplina com três alunas devido a conversas paralelas.

Nos últimos cinco minutos foram dadas algumas informações sobre as olimpíadas que ocorrerão em julho, tendo na primeira semana a parada com a apresentação das equipes na rua independência.

Os alunos pareceram empolgados pelo desafio, já que será necessário um grande esforço de equipe do sexto vespertino para atendermos as solicitações do desfile. Contamos também com a participação dos pais que é fundamental.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Foram colhidas as respostas da página 67 sobre a pesquisa sobre os derivados de petróleo.

Iniciamos o assunto sobre relevo (conceito) e as forças internas de modelação, como o tectonismo (epirogênese que é o deslocamento vertical de blocos devido ao “abaixamento ou levantamento”; e formação de fraturas. Orogênese (deslocamento horizontal de blocos devido ao movimento da crosta terrestre, formando falhas e dobramentos). Vulcanismo que é o extravasamento de material magmático (em forma de lava) seja por um edifício vulcânico ou por fraturamento. Abalos sísmicos (terremotos e maremotos).

ATENÇÃO: Foi solicitado um trabalho de pesquisa para os alunos, contudo, devido ao sinal de saída dos mesmos, não foi totalmente explicado, ficando esta fase para a próxima aula. Por isso foi solicitado aos alunos que aguardem para maiores detalhes.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foram corrigidos aos exercícios da página 9 e 12 que tratavam de tectõnicas de placas e estrutura geológica.

Os assuntos tratados nesta semana foram os agentes internos (tectônica, vulcanismo e abalos sísmicos) e externos (intemperismo, mar, vento, chuvas, rios, gelo e seres vivos) de modelação de relevo com apresentação de data show.

Novamente tivemos problemas de indisciplina (conversa paralela em demasia, atrapalhando a aula) com quatro alunos, que foram retirados da sala.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Os assuntos tratados foram relacionados a urbanização, como o conceito (aumento do número de pessoas vivendo na cidade em detrimento ao campo), função das cidades (administrativa, econômica, turística, etc.), megacidades (cidades com mais de dez milhões de habitantes), cidades globais (cidades que exercem influência economica e cultural no mundo), metrópoles (união de duas ou mais cidades), megalópoles (junção de duas ou mais metrópoles), hierarquia das cidades brasileiras (metrópoles globais, nacionais, regionais, centros regionais e centros sub-regionais). Também foram discutidos a relação centro-periferia nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

ATENÇÃO: Na próxima aula será solicitada uma atividade de apresentação com o tema: problemas urbanos. Esta atividade será em equipe.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foram apresentados os assuntos referentes as fontes energéticas brasileiras (tema da frente 2 da apostila).

Os temas foram o petróleo (extração principal na Bacia de Campos e na Bahia), o Próalcool (como alternativa nos anos 70 para a crise do petróleo, que apresenta altos e baixos devido a oscilação do preço do petróleo e do açúcar, e sua importância como energia alternativa para o país e para o mundo), o carvão (que no caso brasileiro, apresenta pouco poder calorífico com excesso de pirita, mas que ainda é muito utilizado nas termoelétricas); gás natural (dependência em relação ao gasoduto Brasil-Bolívia, a estatização da petroquimica localizada na Bolívia, a “política” externa de Evo Morales, as novas reservas na Amazônia e extração de gás nas bases oceânicas), energia nuclear (o projeto brasileiro de Angra I, II e III, as questões geopoliticas e a transferência de tecnologia, as vantagens da energia nuclear e seus impactos negativos) hidrelétricas (a grande fonte de energia brasileira pela presença de extensas bacias fluviais, como Amazonas-tocantins; Paraguai, Paraná, Uruguai; a hidrelétrica de Itaipu e sua comparação com as Três Gargantas da China; a questão da hidrelétrica de Belomonte e os impactos negativos como alagamento de extensas áreas, a questão do movimento dos atingidos por barragens, acúmulo de sedimentos nas barragens, etc.

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