segunda-feira, 13 de setembro de 2010

::RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 13/09/2010::

 

          SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA         PAGS. 112 a 115

Nesta segunda-feira os temas tratados foram o conceito de Atmosfera – uma camada de gases que circunda o nosso planeta, sua composiçao química básica (nitrogênio, oxigênio, vapor d´água, dióxido de carbono, etc.). A atmosfera não é homgênea, possuindo diversas propriedades entre si, na qual pode ser delimitada basicamente em cinco camadas: Troposfera (onde ocorrem os fenômenos climáticos, como chuvas, neve, granizo, etc.); Estratosfera (onde se concentra a camada de ozônio,e local onde os grandes jatos “escapam” da turbulência); Mesosfera (camada “quente”); Ionosfera ou Termosfera (reflexora das ondas de rádio) e a Exosfera (onde se localizam os satélites e sondas espaciais).

Foi explicado para os alunos sobre a importância da camada de ozônio para os seres vivos, pois absorve os raios ultravioleta (UV). Esta camada vem sofrendo uma destruição acelerada devido a utilização de clorofluorcarbono (CFC) e bromo, utilizados em aerosóis, motores de refrigeração, solventes, espumas isolantes, produtos microeletrônicos (CFC); e extintores (bromo). Estes materiais flutuam para a estratosfera alterando e destruindo a composição do ozônio.Camadas atmosfericas

Os alunos iniciaram em sala os exercícios das páginas 114 e 115. Quem não terminou deve considerar como deveres para ser corrigido na sexta-feira.

CAMADAS DA ATMOSFERA

Não esquecer que sexta-feira é o dia da entrega do trabalho de cartaz sobre a hidrosfera. No planejamento desta semana (logo a baixo) tem os dados necessários para os alunos.

 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2, FRENTE 1, ÁGUA, PÁGINAS 56 a 59

Com apresentação de data show, retornamos os assuntos gerais da hidrosfera, tanto as águas oceânicas (oceanos, mares, marés, ondas, correntes marítimas e poluição). A questão mais discutida nesta primeira parte foi o Mar de Aral (apesar do nome trata-se de um lago salgado) que se localiza numa área semi-árida com pouca chuva durante o ano e com recepcionamento de água através de dois rios Amu Dária e Sir Dária. O desvio de água para a irrigação de plantações de algodão na antiga União Soviética condenaram o Mar de Aral a uma redução de seu espelho de água, ocasionando salinização (devido a evaporação), desertificação (redução da área do mar) e a dispersão de produtos químicos, pelo vento, que se concentravam no mar agora “seco” em várias partes. images (2)

 

 REDUÇÃO DO MAR DE ARAL         ENTRE OS ANOS DE 1989 ATÉ 2003

 

Nas águas continentais discutiu-se a questão da águas subterrâneas como as melhores fontes de consumo (lençois e aquíferos), mas que sofrem um acelerado processo de extração e de poluição, como no caso da Cidade do México e de Gujanat. Outros temas foram os rios, bacias hidrográficas brasileiras.

Ficou acordado sobre o trabalho de apresentação de textos. Os alunos formaram os grupos e breve receberão o material. A data de apresentação no auditório será 27/09/2010 – segunda-feira.

                     PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA PÁGS. 6, 7 e 8

Dentro dos movimentos oceânicos foi apresentado as marés que são o avanço e recuo do mar no litoral devido à força gravitacional (lua e sol), as correntes marítmas que são “rios” dentro dos oceanos, movimentadas pelos ventos, rotação, subsolo submarino e congelamento da água no polo norte. Outro tema apresentado foi a questão da poluição oceânica como a maré vermelha que é a proliferação descontrolada de algas, algumas tóxicas. Foi explicado que seres vivos somente aumentam a sua população exageradamente devido a falta de predadores ou excesso de comida; da poluição por embarcações, produtos químicos (temos um exemplo atual, o vazamento no Golfo do México) e o lixo. Aproveitando a questão das correntes marítimas, foi explicado que existe um grande “lixão” no Oceano Pacífico, entre os Estados Unidos e o Japão. area_lixao_pacifico1

 

ÁREA DO LIXÃO DO PACÍFICO

 

Este lixão é o resultado de anos de desrespeito ao ambiente, onde diversos materiais deixados nos oceanos, ou mesmo no continente (acabam indo em direção a rios e córregos devido a chuva e chegam nos oceanos) pegam carona nas correntes marítmas e chegando nesta parte específica do Pacífico, perdem velocidade, se acumulando, formando uma massa gigante de plástico, entre outros materiais. 

plastic-ocean-trash

RESULTADO DO CONSUMO DESENFREADO DOS PAÍSES RICOS (OS POBRES TAMBÉM DÃO A SUA CONTRIBUIÇÃO) E A FALTA DE SOLUÇÃO PARA A QUESTÃO DO LIXO

lembro que no blog, ver planejamento desta semana logo abaixo, estão disponibilizadas as 6 questões para serem enviadas ou entregues para o professor na segunda-feira que vem. Por favor, cumpram o prazo estipulado, estamos no último trimestre.

Até sexta-feira!

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