sexta-feira, 17 de setembro de 2010

:RETORNO DA SEXTA-FEIRA – DIA: 17/09/2010:

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PAGS. 114, 115 e 117

ATENÇÃO: Quatro alunos ficaram devendo o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera, sendo que três deles terão o desconto de três pontos. Na página 117 existe uma pequena atividade para ser feita, não esquecer.

Neste dia fizemos a correção dos exercícios sobre atmosfera (conceito, camadas, composição e importância para os seres vivos); a camada de ozônio também se fez presente. (conceito, importância, formação do buraco devido a produtos químicos e prevenção).

Hoje também foi a entrega dos cartazes sobre a hidrosfera, a atividade corrigida será devolvida na semana que vem.

Também iniciamos o tema: Clima ou Tempo? Foi enfatizado para os alunos que apesar destas duas palavras serem utilizadas usualmente como sinônimos, elas tem significados diferentes.

 

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O tempo se refere as atividades atmosféricas momentâneas, do dia-a-dia, isto é, hoje está ensolarado, amanhã vai chover, etc. Já o clima representa uma sucessão, regularidade ou variação atmosférica durante um longo período. Quando dizemos que vai mudar o clima, estamos interpretando errado, pois a mudança climática não ocorre localmente, ela é um sistema interligado a todo planeta.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PAGS. 113 até 117

ATENÇÃO: Quatro alunos ficaram devendo o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera, sendo que três deles de um mesmo grupo. Na página 117 existe uma pequena atividade para ser feita, não esquecer.

Retornando a terça-feira, foi tirado um momento para ser discutido com os alunos sobre a Feira das Nações nos dias 29 (preparação da sala) e 30 (visita dos pais e convidados). Como nosso país representante é a Inglaterra, surgiram algumas idéias interessantes. Esperamos contar com a ajuda de pais e patrocinadores para que possamos efetivar esta feira o melhor possivel.

Nesta sexta-feira os alunos tiveram a oportunidade de entender o funcionamento da camada de ozônio, uma camada que está localizada na estratosfera que auxilia na absorção dos raios ultra-violeta (UV). Os alunos compreenderam o perigo que alguns produtos químicos, em especial o clorofluorcarbono (CFC, antigamente presente em aerossóis e mecanismos de refrigeração), representam para esta camada.

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No caso do CFC há uma interação dos elementos químicos com o ozônio, “desmanchando” a estrutura desta camada.

Foi aplicado os exercícios já blogados no sexto matutino, logo acima, o mesmo para a questão sobre o tema tempo e clima, também já descrito anteriormente.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – PAGS 4 e 9

ATENÇÃO: segunda-feira é o prazo final para a entrega das seis questões sobre o texto: Distribuição Política da Água.

Foi aplicado os exercícios das páginas 4 e 9 referentes ao tema águas oceânicas. Nas questões foram verficados a questão do ciclo da água, a importância dos oceanos e rios.  Outras questões presentes foram a salinidade, os mares, a utilização da água como elemento estratégico – principalmente em uma guerra. Ficaram pendendes os exercícios: 3c., 4 e 5.

Os alunos, para variar, não se empenharam na resolução das questões, infelizmente.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ENERGIA NO MUNDO E BRASIL – PAG. 2

ATENÇÃO: Não esquecer a entrega dos exercícios da apostila Estados Unidos e Japão. Segue no final a lista de exercícios.

Foi iniciada a apostila Energia com a participação dos alunos em mostrarem os seus conhecimentos prévios sobre os diversas fontes de energia.

Entre as energias lembradas pelos alunos estão: eólica, petróleo, carvão, biomassa (etanol e biodiesel), hidreletricidade, gás natural. O professor aproveitou para complementar com as energias radioativas (fissão e fusão nucleares), marés, geotérmica e solar. Não podemos esquecer das mais primárias das energias: animal e humana.

Para cada tipo de energia temos prós e contras: Petróleo, carvão (poluentes e não-renováveis),  solar (vantagens para países localizados próximos do equador ), eólica (países que tenham  ventos regulares). geotérmica (países com tectonismo, vulcanismo), nucleares (problemas dos rejeitos radioativos), hidreletricidade (limpa, porém formação de lago, afetando populações ribeirinhas), marés (fluxos constantes), biomassa (vantagens para paises com intensa ação solar).

Foi comentado sobre a importância energética, principalmente para países que dependem de importação pois não possuem todas as potencialidades energéticas em seu território. Sobre o Brasil relatou-se o caso da ameaça do “apagão” que incentivou mudanças de hábito/consumo como a troca de lâmpadas de filamento por fluorescentes. A China também entrou em pauta devido ao intenso uso de carvão, muito poluente e a construção de maior hidrelétrica do mundo – Três Gargantas.

Foi citada a questão da Hidrelétrica Tucuruí que foi construída nos anos 70 sem um devido planejamento ambiental, gerando emissões de dióxido de carbono pelo apodrecimento das árvores inundadas pelo lago artificial e os restos vegetais que podem afetar as turbinas.

 

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