SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – pags: 126 a 129
Foram corrigidos os exercícios das páginas 126, 127 e 128;
O tema de hoje foi as massas de ar e sua influência no clima terrestre. As massas de ar são grandes porções da atmosfera que se deslocam de regiões frias para quentes ou o contrário. As massas podem ser classificadas de quentes ou frias; equatorias, tropicais ou polares; continentais ou oceânicas.
As massas equatoriais e tropicais são quentes e úmidas e se formam na região intertropical, já as polares são frias e secas devido a pouca quantidade de evaporação que ocorre nos polos. Quanto a classificação entre continentais, mais secas (exceto a formada na região Amazônica) e oceânicas formadas os oceanos e portanto mais úmidas.
Iniciamos os exercícios da página 129, ainda por corrigir.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – pags: 126 a 132
Foram corrigidos os exercícios das páginas 126, 127 e 128;
Iniciamos com correntes marítimas e sua importância como influenciador de climas. Foi utilizado o exemplo da Corrente do Golfo que leva águas mais quentes da região equatorial para a Europa tornando o clima mais ameno nesta região em detrimento de outras regiões na mesma latitude. O mesmo vale para correntes frias que devido a condensação de massas próximas à superfície, descarregam muita umidade no oceano.
As massas de ar e sua influência no clima terrestre também entrou em destaque. As massas de ar são grandes porções da atmosfera que se deslocam de regiões frias para quentes ou o contrário. As massas podem ser classificadas de quentes ou frias; equatorias, tropicais ou polares; continentais ou oceânicas. As massas equatoriais e tropicais são quentes e úmidas e se formam na região intertropical, já as polares são frias e secas devido a pouca quantidade de evaporação que ocorre nos polos. Quanto a classificação entre continentais, mais secas (exceto a formada na Amazônica) e oceânicas formadas os oceanos e portanto mais úmidas.
Foram realizados os exercícios das páginas 129 a 132, ainda a serem corrigidos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA – pags: 11 e 12
Encerramos a atividade de texto sobre o Aquífero Guarani. Era esperado o início do tema RIOS, contudo a demora na conclusão das questões acabou por impossibilitar o restante do planejamento.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ENERGIA
Foi solicitado para os alunos uma atividade de interpretação de texto com o tema petróleo e gás natural no Brasil, onde foi discutido a questão dos impactos ambientais destas fontes energéticas no seu consumo.
O texto foi reduzido para apenas uma folha (frente e verso) com dez questões, sendo cinco de identificação direta do texto, três que solicitavam a opinião dos alunos e duas que exigiam um conhecimento sobre a formação do petróleo (os alunos poderiam utilizar a apostila) matéria dada na semana anterior.
Pelo o que foi percebido pelo professor, os alunos estavam indo bem na resolução das questões, sendo que alguns até conseguiram recorrer à aula anterior,onde utilizamos data show, sobre as fontes de energia não-renováveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário