segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 04/10/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO –  APOSTILA ATMOSFERA – pags. 126, 127 e 128.

Nesta segunda-feira os alunos continuaram a conhecer os fatores que influenciam o clima como a maritimidade e a continentalidade. Como a rocha e o líquido se comportam de maneira diferente quando aquecidos pelo sol (a rocha aquece e esfria muito rápido, enquanto o líquido custa a esquentar e demora para esfriar) podemos fazer uma associação com os continentes (rochas) e os oceanos (líquidos). Locais próximos dos oceanos tendem a ter um clima mais constante (equilibrado) pois as massas líquidas (oceanos e mares) amenizam mudanças bruscas de temperatura, influenciando na baixa amplitude térmica (maior temperatura menos menor temperatura). Já para cidades interioranas será a continentalidade o influenciador pois nestas cidades a amplitude térmica é maior, tendo invernos mais rigorosos e verões quentes, além de diferenças grandes entre o dia e a noite.

climascorrentes

Outro assunto visto foi a influência das correntes marítimas. Como visto anteriormente as correntes marítimas estão em todos os oceanos, tendo duas propriedades, quente ou frias. Uma corrente quente, originária da zona intertropical, desloca-se em direção aos polos, do mesmo modo que uma corrente fria, originária dos polos, se desloca para a zona intertropical. Ao fazer este caminho, elas influenciam a temperatura e o clima terrestre. Outro detalhe é que correntes quentes tem maior facilidade de evaporar o que auxilia na formação de chuvas nos oceanos, podendo se dirigir para os continentes. Já uma corrente fria tende a condensar as massas de ar que estão em cima delas “retirando” umidade que se dirigem para os continentes ou mesmo no próprio oceano.

Exercícios concluídos nas páginas 126, 127 e 128 (ainda à corrigir).

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – pags 11 e 12

Nesta segunda-feira iniciamos uma atividade de interpretação de textos sobre o Aquífero Guarani. Como proposta, um texto da apostila onde realça as qualidades deste imenso reservatório de água subterrânea e um outro texto de jornal de 2008 afirmando que o aquífero em questão não é tão gigantesco e importante como dizem.

Aquifero-Guarani

 

O objetivo era criar um antagonismo através dos textos, criando condições para que os alunos exercitassem sua crítica. Entretanto nota-se uma certa dependência e  insegurança dos alunos quanto a resolução dos exercícios, o que atrapalhou na finalização das questões (cerca de cinco) por isso, ficamos pendentes para sexta-feira (08/10) sua finalização. Isto vai propiciar também uma chance para os alunos que não estiveram hoje em sala.

 

 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Frente 3 – pags 81 a 84.

Neste dia discutimos sobre a questão ambiental no mundo e no Brasil.

Apresentamos um histórico do movimento ambientalista, que inicia-se nos países desenvolvidos no final dos anos 60 (influenciados pelos inúmeros movimentos da época) que questiona os impactos ambientais em seus países. greenpeace Nos anos 70 em virtude de uma legislação ambiental mais rigorosa e pela própria pressão da opinião publica, muitas empresas multinacionais “poluentes” se dirigem para os países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil. Será no final dos anos 70 e inicio dos anos 80 que começa a criação de movimentos ambientalistas no Brasil. No início dos anos 90 temos a ECO 92 no Rio de Janeiro que serve como primeiro encontro dos países nas discussões ambientais (não surtiu efeito esperado, mas abriu as discussões futuras), bem como a formação das ONG´s e o início dos Fóruns Sociais em contrapartida aos Fóruns Econômicos. Nos anos de 2000  a questão ambiental é foco principal de grandes discussões sobre o desenvolvimento; as grandes empresas já utilizam o ambiente como um fator de influência dos consumidores; há também um maior cuidado dentro das empresas nas questões éticas e de saúde laboral, elementos influenciados pelo “Desenvolvimento Sustentável”

a dsafgsdgr

O Desenvolvimento Sustentável está relacionado a manter os recursos para as gerações futuras, principalmente na questão ambiental, contudo podemos incluir nestes discursos os fatores educacionais, saúde e de proteção seguritária. Utilizamos o exemplo do plástico verde de uma empresa brasileira (atualmente sendo divulgada pela televisão) que poderá substituir o plástico em algumas situações. Como é biodegradável (decompõem rapidamente no ambiente) seria um grande avanço para nosso país. O problema é que ela é originária da cana-de-açúcar que já é utilizada para a produção de açúcar e de etanol, ambos amplamente exportados. Caso a idéia do bioplástico surta efeito poderemos ter problemas no futuro com relação aos preços do açúcar e do etanol para a população (lembre que exportamos os dois produtos, isto quando as empresas não escolhem o produto que melhor preço se apresenta), ou da necessidade de mais áreas agricultáveis para a cana, o que não surpreenderia o avanço para a região amazônica de outros cultivares e criação de gado, “expulsos” pela matriz do bioplásico.movimentos ambientalistas

Foi discutido a modo de vida moderno associado ao consumo que é o principal gerador de impactos ambientais em nosso planeta. Foi mostrado que apesar de sermos os maiores recicladores de alumínio do mundo e que representa ao todo 30% do alumínio produzido no Brasil, isto não é uma garantia que as grandes multinacionais de alumínio deixarão de extrair a bauxita (minério de alumínio) em nosso território (futuras reservas para os países desenvolvidos), anulando a “proposta ambiental” tão explanada na mídia.  A questão da reciclagem do alumínios tem mais impacto no auxílio de renda aos mais pobres do que ser um bastião ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário