SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010
ATENÇÃO: Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quarta aula, com o tema atmosfera. A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.
Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.
- Extrativismo;
- Agricultura;
- Sistemas Agrícolas;
OBJETIVO:
- Conhecer as atividades primárias de uma economia;
- Entender as influências de fatores naturais condicionantes para a produção agrícola;
- Compreender os principais sistemas agrícolas utilizados no mundo;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 09/11/2010 e 12/11/2010
ATENÇÃO: Teremos prova nesta terça-feira (09/11/2010), na quinta aula, com o tema atmosfera. A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.
Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – atmosfera, clima e vegetação (fitoclimáticos);
Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.
- Extrativismo;
- Agricultura;
OBJETIVO:
- Conhecer as atividades primárias de uma economia;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010
Transportes: Apostila 4 – páginas 207 a 210
- Sistemas de transportes;
- Política de transportes no Brasil
- Rodovias;
- Ferrovias;
OBJETIVO:
- Conhecer os sistemas de transportes;
- Compreender os objetivos do governo brasileiro na preferência em um sistema de transporte;
- Entender os sistemas de rodovias e ferrovias no Brasil;
METODOLOGIA:
Aula expositiva com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010
Japão: Apostila 4 – páginas 193 a 200.
- Aspectos físicos do Japão;
- Desenvolvimento industrial japonês;
- Distribuição e dinâmica populacional;
OBJETIVO:
- Conhecer o relevo japonês como fator influenciador do modelo de sociedade japonesa;
- Entender o processo interno de desenvolvimento japonês;
- Conhecer a dinâmica demográfica do Japão;
METODOLOGIA:
Aula expositiva com apoio de data show. Aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010
ATENÇÃO: Temos correção de exercícios nas páginas 209 a 212.
Dinâmica Global: Apostila 4 – páginas 213 a 218
Geopolítica
OBJETIVO:
Compreender as bases que permeiam as relações internacionais;
METODOLOGIA:
Aula expositiva com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
-
Quanto ao continente americano, assinale a questão incorreta sobre a América Latina:
e) O tipo de colonização que América Latina sofreu foi a de povoamento.
12. Assinale a questão incorreta sobre os Estados Unidos:
d) A agricultura norte-americana é extremamente competitiva pois não utiliza subsídios agrícolas como os países subdesenvolvidos.
-
O continente africano sofre até hoje da herança colonialística que a subjugou em virtude da expansão capitalista. Assinale a questão correta ao que se refere à África:
b) A origem da comércio escravocrata está na própria estrutura social predominante na África, onde eram constantes as rivalidades e lutas entre os diferentes grupos étnicos.
-
A Oceania compõe um mosaico de povos, nações, modelos econômicos e paisagens. Seu território, fragmentado em milhares de ilhas, foi a “última” fronteira de colonização do homem. Sobre este continente assinale a resposta correta:
e) A Oceania é o menos populoso dos continentes, habitada por povos nativos com diferentes costumes, línguas e culturas nas milhares de ilhas.
-
Dentro da Oceania os dois países que mais se destacam são a Austrália e a Nova Zelândia. Leia a afirmação a seguir e assinale a incorreta:
d) O povoamento da Nova Zelândia foi realizados pelos europeus, principalmente os alemães, que tiveram que combater, durante muito tempo, a resistência dos maoris, habitantes originais das ilhas.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010
ATENÇÃO: Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quinta aula, com o tema hidrosfera. Atentem para as bacias hidrográficas, mares, Aquífero Guarani, rios entre outros assuntos (estudem as imagens).
Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – hidrosfera. Serão 11 questões, todas extraídas exclusivamente da apostila, incluindo o tema do texto trabalhado “Distribuição Política da Água” (uma questão baseada nos exercícios do texto);
11. (UDESC) – As principais bacias hidrográficas brasileiras são, respectivamente:
c) Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.
12. (ACAFE) – Na dinâmica da natureza, a água é o foco de inúmeros debates repletos de preocupações com o futuro. Nesse contexto, o Aquífero Guarani ganha real importância . Sobre essa realidade e os conhecimentos acerca da água, todas as alternativas estão corretas, exceto:
b) O Brasil é um país com abundância de bacias hidrográficas, razão pela qual não passou, até hoje, por racionamentos em nenhuma parte do seu território.
13. (PUC/PR) – A água é um recurso da máxima importância para a humanidade. Afinal, dela dependem os sistemas de irrigação, o abastecimento dos aquedutos, a geração de eletricidade, a atividade industrial, os aglomerados humanos, enfim, a própria vida. Embora a maior parte da superfície do planeta seja coberta por água, um percentual muito pequeno é potável. Diante da crescente demanda, a água já pode ser apontada como um recurso cada vez mais escasso. Assinale a única afirmativa incorreta:
d) O enorme potencial de recuperação dos recursos hídricos em decorrência do avanço tecnológico e o barateamento do processo de dessalinização da água do mar praticamente anulam a possibilidade de ocorrência de conflitos no futuro próximo envolvendo países na disputa de água, particularmente em regiões como o Norte da África e o Vale do Rio Jordão.
14. (ACAFE) – Entre as questões mais polêmicas que agitaram a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo, na África do Sul, estavam relacionadas ao suprimento de água potável. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:
d) A maior parte da água no planeta é constituída pela água salgada dos mares e oceanos, cujo aproveitamento pode ser ampliado através do processo de dessalinização, apesar de seu elevado custo.
15 - QUESTÃO ANULADA – Foi digitada uma palavra errada na questão C (pluvial em vez de fluvial) o que afetou a interpretação, pois a questão era a certa.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 12/11/2010
ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (12/11/2010) teremos a prova trimestral com assuntos da apostila Energia, Transportes, Telecomunicações e Comércio.
Temas: Havendo tempo, após a prova trimestral, iniciaremos apostila Geopolítica Brasileira ou Novas Contradições;
- Espaço Territorial Brasileiro;
- Mundo em Conflito;
OBJETIVO:
- Conhecer a formação e organização do espaço brasileiro;
- Conflito nas Balcãs;
METODOLOGIA:
Aula expositiva.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
11. (ACAFE/ADAPTADO) - O petróleo, além de importante fonte de energia, é hoje utilizado, também, como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. Sobre esse recurso mineral, assinale a alternativa incorreta:
b) A atividade de extração de petróleo depende de sofisticada tecnologia, razão pela qual as grandes potências econômicas, como Estados Unidos, Alemanha e Japão tornaram-se as maiores produtoras mundiais.
12. (UDESC) – Sobre a energia elétrica no Brasil, assinale a alternativa correta:
c) As usinas de Angra dos Reis são responsáveis por 100% da produção de energia nuclear no Brasil.
13. (UFSC/ADAPTADO) – Sobre a energia atômica no mundo globalizado e no Brasil, assinale a proposição correta.
e) Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos investimentos na pesquisa atômica originou-se de interesses militares.
14. (UEM/ADAPTADO) – A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente “limpa”, porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale a questão incorreta sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta.
a) A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral.
15. (UFRS) - Nos últimos anos, a política energética brasileira vem apontando a necessidade de diversificação da matriz energética, fazendo com que sejam ampliados os investimentos em fontes de energia renováveis, como por exemplo:
d) Energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 08/11/2010
Industrialização e Desigualdades Sociambientais e Econômicas: Apostila 3 – páginas 60 a 62
- Origens da Industrialização;
- Tipos de Indústrias;
- Industrialização nos países do sul;
- Questões ambientais e o homem;
OBJETIVO:
- Conhecer as bases da industrialização mundial;
- Entender os diversas tipologias industriais;
- Compreender o processo industrial nos países subdesenvolvidos;
- Conhecer os principais tratados sobre o meio ambiente
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
11. (ACAFE/ADAPTADO) – Uma das ideias para combater o GEE (gases de efeito estufa) seria a neutralização do carbono, uma invenção de economistas para barganhar os estragos feitos pelo aquecimento global. A ideia seria simples: quem polui a atmosfera pode e deve neutralizar o CO2 através de reflorestamento. Sua indústria polui então você planta árvores para compensar. Isso impede as discussões sobre o real problema que seria o modo de vida consumista em que vivemos. Sobre esse tema, a alternativa correta é:
a) A neutralização de carbono tem dividido opiniões: para uns significa compensar a participação humana no aquecimento do planeta por meio do plantio de árvores e, para outros, desvia a atenção do que realmente importa – atacar as causas da mudança climática.
12. (ACAFE) - A partir dos anos de 1960 do século passado, a problemática ecológica passou a ter destaque no cenário internacional. Muitas organizações surgiram em defesa dos elementos naturais e um intenso conflito se estabeleceu entre os defensores da natureza e aqueles que exploram os recursos naturais. Sobre essa temática, a alternativa correta é:O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.
e) O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.
13. (ACAFE) – Os movimentos migratórios internacionais, na atualidade, diferem dos que ocorreram até o início do século XX. A alternativa, que expressa aspectos não condizentes com essa realidade, é:
d) O aparecimento de novos polos de atração de fluxos migratórios deve-se à política dos países ricos que pretendem aumentar sua população.
14. (PUC/PR) – Assinale a alternativa incorreta sobre demografia:
c) As políticas que cada país fomenta, sejam referentes ao aumento populacional, sejam com relação a diminuição da população, são totalmente suficientes para resolverem qualquer questão demográfica.
15. QUESTÃO ANULADA – Faltou afirmar no enunciado que deveria assinalar a alternativa incorreta.
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