domingo, 7 de novembro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ……..…PERÍODO: 08/11/2010 até 12/11/2010….…..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO:  Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quarta aula, com o tema atmosfera.  A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.

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Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.

  1. Extrativismo;
  2. Agricultura;
  3. Sistemas Agrícolas;

OBJETIVO:

  • Conhecer as atividades primárias de uma economia;
  • Entender as influências de fatores naturais condicionantes para a produção agrícola;
  • Compreender os principais sistemas agrícolas utilizados no mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 09/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO: Teremos prova nesta terça-feira (09/11/2010), na quinta aula, com o tema atmosfera.  A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.

Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – atmosfera, clima e vegetação (fitoclimáticos);

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Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.

  1. Extrativismo;
  2. Agricultura;

OBJETIVO:

  • Conhecer as atividades primárias de uma economia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

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Transportes: Apostila 4 – páginas 207 a 210

  1. Sistemas de transportes;
  2. Política de transportes no Brasil
  3. Rodovias;
  4. Ferrovias;

OBJETIVO:

  • Conhecer os sistemas de transportes;
  • Compreender os objetivos do governo brasileiro na preferência em um sistema de transporte;
  • Entender os sistemas de rodovias e ferrovias no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

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Japão: Apostila 4 – páginas 193 a 200.

  1. Aspectos físicos do Japão;
  2. Desenvolvimento industrial japonês;
  3. Distribuição e dinâmica populacional;

OBJETIVO:

  • Conhecer o relevo japonês como fator influenciador do modelo de sociedade japonesa;
  • Entender o processo interno de desenvolvimento japonês;
  • Conhecer a dinâmica demográfica do Japão; 

METODOLOGIA:

Aula expositiva com apoio de data show. Aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

ATENÇÃO: Temos correção de exercícios nas páginas 209 a 212.

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Dinâmica Global: Apostila 4 – páginas 213 a 218

Geopolítica

OBJETIVO:

Compreender as bases que permeiam as relações internacionais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

SIMULADO 2 

  1. Quanto ao continente americano, assinale a questão incorreta sobre a América Latina:

    e) O tipo de colonização que América Latina sofreu foi a de povoamento.

  12.   Assinale a questão incorreta sobre os Estados Unidos:

    d) A agricultura norte-americana é extremamente competitiva pois não utiliza subsídios agrícolas como os países subdesenvolvidos.

  1. O continente africano sofre até hoje da herança colonialística que a subjugou em virtude da expansão capitalista. Assinale a questão correta ao que se refere à África:

    b) A origem da comércio escravocrata está na própria estrutura social predominante na África, onde eram constantes as rivalidades e lutas entre os diferentes grupos étnicos.

  1. A Oceania compõe um mosaico de povos, nações, modelos econômicos e paisagens. Seu território, fragmentado em milhares de ilhas, foi a “última” fronteira de colonização do homem. Sobre este continente assinale a resposta correta:

    e) A Oceania é o menos populoso dos continentes, habitada por povos nativos com diferentes costumes, línguas e culturas nas milhares de ilhas.

  1. Dentro da Oceania os dois países que mais se destacam são a Austrália e a Nova Zelândia. Leia a afirmação a seguir e assinale a incorreta:

    d) O povoamento da Nova Zelândia foi realizados pelos europeus, principalmente os alemães, que tiveram que combater, durante muito tempo, a resistência dos maoris, habitantes originais das ilhas.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO: Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quinta aula, com o tema hidrosfera. Atentem para as bacias hidrográficas, mares, Aquífero Guarani, rios entre outros assuntos (estudem as imagens). 

Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – hidrosfera. Serão 11 questões, todas extraídas exclusivamente da apostila, incluindo o tema do texto trabalhado “Distribuição Política da Água” (uma questão baseada nos exercícios do texto);

SIMULADO 2

11.  (UDESC) – As principais bacias hidrográficas brasileiras são, respectivamente:

    c) Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.

12.  (ACAFE) – Na dinâmica da natureza, a água é o foco de inúmeros debates repletos de preocupações com o futuro. Nesse contexto, o Aquífero Guarani ganha real importância . Sobre essa realidade e os conhecimentos acerca da água, todas as alternativas estão corretas, exceto:

    b) O Brasil é um país com abundância de bacias hidrográficas, razão pela qual não passou, até hoje, por racionamentos em nenhuma parte do seu território.

13.  (PUC/PR) – A água é um recurso da máxima importância para a humanidade. Afinal, dela dependem os sistemas de irrigação, o abastecimento dos aquedutos, a geração de eletricidade, a atividade industrial, os aglomerados humanos, enfim, a própria vida. Embora a maior parte da superfície do planeta seja coberta por água, um percentual muito pequeno é potável. Diante da crescente demanda, a água já pode ser apontada como um recurso cada vez mais escasso. Assinale a única afirmativa incorreta:

    d) O enorme potencial de recuperação dos recursos hídricos em decorrência do avanço tecnológico e o barateamento do processo de dessalinização da água do mar praticamente anulam a possibilidade de ocorrência de conflitos no futuro próximo envolvendo países na disputa de água, particularmente em regiões como o Norte da África e o Vale do Rio Jordão.

14.  (ACAFE) – Entre as questões mais polêmicas que agitaram a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo, na África do Sul, estavam relacionadas ao suprimento de água potável. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:

    d) A maior parte da água no planeta é constituída pela água salgada dos mares e oceanos, cujo aproveitamento pode ser ampliado através do processo de dessalinização, apesar de seu elevado custo.

15 -  QUESTÃO ANULADA – Foi digitada uma palavra errada na questão C (pluvial em vez de fluvial) o que afetou a interpretação, pois a questão era a certa.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 12/11/2010

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (12/11/2010) teremos a prova trimestral com assuntos da apostila Energia, Transportes, Telecomunicações e Comércio.

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Temas: Havendo tempo, após a prova trimestral, iniciaremos apostila  Geopolítica Brasileira ou Novas Contradições;

  1. Espaço Territorial Brasileiro;
  2. Mundo em Conflito;

OBJETIVO:

  • Conhecer a formação e organização do espaço brasileiro;
  • Conflito nas Balcãs; 

METODOLOGIA:

Aula expositiva.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 SIMULADO 2

11.  (ACAFE/ADAPTADO) - O petróleo, além de importante fonte de energia, é hoje utilizado, também, como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. Sobre esse recurso mineral, assinale a alternativa incorreta:

    b) A atividade de extração de petróleo depende de sofisticada tecnologia, razão pela qual as grandes potências econômicas, como Estados Unidos, Alemanha e Japão tornaram-se as maiores produtoras mundiais.

12.  (UDESC) – Sobre a energia elétrica no Brasil, assinale a alternativa correta:

    c) As usinas de Angra dos Reis são responsáveis por 100% da produção de energia nuclear no Brasil.

13.  (UFSC/ADAPTADO) – Sobre a energia atômica no mundo globalizado e no Brasil, assinale a proposição correta.

    e) Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos investimentos na pesquisa atômica originou-se de interesses militares.

14.  (UEM/ADAPTADO) – A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente “limpa”, porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale a questão incorreta sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta.

         a)  A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral.

15.  (UFRS) - Nos últimos anos, a política energética brasileira vem apontando a necessidade de diversificação da matriz energética, fazendo com que sejam ampliados os investimentos em fontes de energia renováveis, como por exemplo:

    d) Energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08/11/2010

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Industrialização e Desigualdades Sociambientais e Econômicas: Apostila 3 – páginas 60 a 62 

  1. Origens da Industrialização;
  2. Tipos de Indústrias;
  3. Industrialização nos países do sul;
  4. Questões ambientais e o homem;

OBJETIVO:

  • Conhecer as bases da industrialização mundial;
  • Entender os diversas tipologias industriais;
  • Compreender o processo industrial nos países subdesenvolvidos;
  • Conhecer os principais tratados sobre o meio ambiente

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

SIMULADO 2

11.  (ACAFE/ADAPTADO) – Uma das ideias para combater o GEE (gases de efeito estufa) seria a neutralização do carbono, uma invenção de economistas para barganhar os estragos feitos pelo aquecimento global. A ideia seria simples: quem polui a atmosfera pode e deve neutralizar o CO2 através de reflorestamento. Sua indústria polui então você planta árvores para compensar. Isso impede as discussões sobre o real problema que seria o modo de vida consumista em que vivemos. Sobre esse tema, a alternativa correta é:

a)   A neutralização de carbono tem dividido opiniões: para uns significa compensar a participação humana no aquecimento do planeta por meio do plantio de árvores e, para outros, desvia a atenção do que realmente importa – atacar as causas da mudança climática.

12.  (ACAFE) - A partir dos anos de 1960 do século passado, a problemática ecológica passou a ter destaque no cenário internacional. Muitas organizações surgiram em defesa dos elementos naturais e um intenso conflito se estabeleceu entre os defensores da natureza e aqueles que exploram os recursos naturais. Sobre essa temática, a alternativa correta é:O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.

e)   O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.

13.  (ACAFE) – Os movimentos migratórios internacionais, na atualidade, diferem dos que ocorreram até o início do século XX. A alternativa, que expressa aspectos não condizentes com essa realidade, é:

d)  O aparecimento de novos polos de atração de fluxos migratórios deve-se à política dos países ricos que pretendem aumentar sua população.

14.  (PUC/PR) – Assinale a alternativa incorreta sobre demografia:

c)  As políticas que cada país fomenta, sejam referentes ao aumento populacional, sejam com relação a diminuição da população, são totalmente suficientes para resolverem qualquer questão demográfica.

15. QUESTÃO ANULADA – Faltou afirmar no enunciado que deveria assinalar a alternativa incorreta.

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