sábado, 23 de outubro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ………..PERÍODO: 25/10/2010 a 29/10/2010…….…

 

NESTA SEMANA INICIAREMOS UM NOVO DESAFIO. ESTOU ASSUMINDO TRÊS NOVAS TURMAS NO PERÍODO VESPERTINO, QUE SÃO O SÉTIMO, OITAVO E NONO ANOS. ESPERO QUE A NOSSA JORNADA SEJA PROFÍCUA ATÉ O FINAL DO ANO E QUE POSSAMOS ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS.

PARA ESTAS NOVAS TURMAS DEIXEI O PLANEJAMENTO SEMANAL ABAIXO, TODAVIA, LEMBRO QUE  ESTÁ BASEADO NAS INFORMAÇÕES COLETAS COM OS ALUNOS, POR ISSO, PODERÃO HAVER ERROS NA POSIÇÃO EXATA DO CONTEÚDO, QUE, COM TODA A CERTEZA, SERÁ REGULARIZADO DURANTE A SEMANA.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 25/10/2010

ATENÇÃO: Não esquecer a entrega das questões preparatórias para esta segunda-feira.

africa

CLIMAS: Apostila Hidrosfera – pags. 148 a 160

  1. Clima e vegetação;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais climas terrestres;
  • Entender a relação clima e vegetação;

METODOLOGIA:

Os alunos, em sala, deverão formar equipes de 3 a 4 alunos com o objetivo de pesquisar em livros de Geografia os climas terrestres no intuito de produzir um resumo das principais características climáticas e as vegetações associadas a elas.

AVALIAÇÃO:

Será avaliada a participação dos alunos na produção do texto e sua entrega incidirá em nota para o trimestre.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 26/10/2010 a 29/10/2010

ATENÇÃO: Não esquecer a entrega das questões preparatórias para esta terça-feira. Excepcionalmente teremos nesta terça duas aulas extras devido à ausência de professor. Aproveitaremos para fechar as apresentações da Feira das Nações, por isso, não esqueçam de suas falas.

vegetacao desertica

CLIMAS: Apostila Hidrosfera – pags. 148 a 160

  1. Clima e vegetação;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais climas terrestres;
  • Entender a relação clima e vegetação;

METODOLOGIA:

Os alunos, em sala, deverão formar equipes de 3 a 4 alunos com o objetivo de pesquisar em livros de Geografia os climas terrestres no intuito de produzir um resumo das principais características climáticas e as vegetações associadas a elas.

AVALIAÇÃO:

Será avaliada a participação dos alunos na produção do texto e sua entrega incidirá em nota para o trimestre.

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 25/10/2010 e 27/10/2010

sao_paulo_cidade

BRASIL: Apostila Urbanização – pags. 190 a 202

  1. Origem dos aglomerados urbanos;
  2. Classificação das cidades brasileiras;
  3. Regiões Metropolitanas;
  4. Favelização;

OBJETIVO:

  • Conhecer a formação básica das cidades no Brasil;
  • Entender a classificação das cidades segundo seu tamanho e funções;
  • Compreender a dinâmica da metropolização;
  • Perceber a marginalização dos espaços na cidade;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 25/10/2010 e 27/10/2010

asia

ÁSIA: Os Tigres e o Dragão – pags. 183 a 195 

  1. Tigres asiáticos;
  2. Os aspirantes a tigres;
  3. Japão

OBJETIVO:

  • Conhecer os países asiáticos chamados Tigres Asiáticos;
  • Entender o processo de desenvolvimento aplicado pelos países asiáticos;
  • Compreender os aspectos determinantes para o desenvolvimento do Japão;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 25/10/2010 a 27/10/2010

Austrália - Mapa com links

OCEANIA: Apostila 4 – páginas 183 a 192 

Aspectos físicos;

Aspectos humanos;

OBJETIVO:

Conhecer os principais aspectos físicos da Oceania, principalmente o relevo e clima;

Entender a complexidade populacional que envolve este continente;

Compreender a formação dos desertos como tema de fundo, associando o clima australiano;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 25/10/2010

atmosfera-60

ATMOSFERA: Apostila Dinâmica da Natureza e Ação Humana III 

  1. Apresentação;
  2. Camadas atmosféricas;
  3. Dinâmica climática;

OBJETIVO:

  • Conhecer a composição atmosférica;
  • Entender as diversas camadas e suas características principais;
  • Compreender os diversos fatores que influenciam o clima como: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, maritimidade e continentalidade.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: Possivelmente na quinta-feira

ATENÇÃO: Como nossas aulas são na sexta-feira, em virtude da Feira das Nações não teríamos aula, no entanto estou tentando conseguir uma aula-faixa na quinta devido a ausência de professor. Caso isto ocorra, teremos a prova já anteriormente agendada e cancelada devido a falta de data.

commodities1

Comércio: Apostila Energia e Infraestrutura – pags. 35 a 44

  1. Comércio Mundial;
  2. OMC
  3. Protecionismo;
  4. Comércio Brasileiro;

OBJETIVO:

  • Conhecer o sistema de comércio mundial;
  • Compreender a atuação da OMC no relacionamento do comércio mundial;
  • Entender o mecanismo protecionista;
  • Conhecer os principais produtos de comércio brasileiro;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 25/10/2010 – talvez na quinta (28/10/2010)

ATENÇÃO: Talvez na quinta-feira teremos aula-faixa. aplicaremos uma atividade de texto para esta semana.

digitalizar0001

AGRICULTURA E INDUSTRIALIZAÇÃO: Apostila 3 – Frente 1 – pags.57 a 61 

  1. Técnicas agrícolas;
  2. Agricultura moderna;
  3. Políticas internacionais e atividade agrícola;
  4. Revolução Industrial;
  5. Tipos de indústria;

OBJETIVO:

  • Conhecer as técnicas agrícolas utilizadas no mundo;
  • Entender os mecanismos de negociação agrícolas e os impactos relacionadas ao comércio mundial (commodities versus subsídios);
  • Compreender o processo de origem e as consequências da Revolução Industrial no mundo;
  • Entender as tipologias industriais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e texto de apoio.

AVALIAÇÃO:

Exercício de interpretação de texto.

 

NESTA SEXTA-FEIRA TEREMOS A FEIRA DAS NAÇÕES

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário