domingo, 28 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 29/08/2011 A 02/09/2011………………………….

 

fatores-climaticos-4

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31/08, 01 e 02/09

Atmosfera terrestre:       [apostila 3, páginas 117 a 132]

  1. Clima ou tempo?
  2. Fenômenos atmosféricos;
  3. Fatores climáticos;

OBJETIVO:

  • Entender as diferenças entre o conceito de clima e o de tempo atmosférico;
  • Conhecer os principais fenômenos atmosféricos;
  • Compreender a atuação dos fatores climáticos como latitude, massas de ar, altitude, etc.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


detroit-institute-of-arts-mural-segment-2-diego-rivera

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 29, 30/08 e 02/09/2011

ATENÇÃO: Temos deveres na página 146 para correção.

Relações do espaço urbano e rural / industrialização brasileira:  [apostila 3, páginas 147 a 159]

  1. Trabalhadores do campo no Brasil;
  2. Produtos industriais no cotidiano;
  3. Concentração de indústrias no Brasil;
  4. Fatores determinantes de localização e (re)organização do espaço;

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos sistema de trabalho no campo;
  • Conhecer os movimentos de defesa das reservas extrativistas;
  • Perceber os diversos produtos disponibilizados pela indústria. conhecer os diferentes tipos industriais;
  • Conhecer a trajetória industrial brasileira, desde de 1808 até os dias de hoje*;
  • Compreender os fatores determinantes para a localização das indústrias e os impactos sociais resultantes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

* Para este tema será feita uma atividade de cartaz extra-classe.


symbols-world-religions

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01 e 02/09/2011

Gigante Oriental:     [apostila 3, páginas 137 a 150]

  1. Ásia: indicadores socioeconômicos;
  2. Diversidade religiosa;

OBJETIVO:

  • Entender a heterogeneidade do territorio e da sociedade asiática;
  • Compreender os diversos desafios que o continente asiático enfrenta como explosão populacional, analfabetismo, mortalidade infantil, renda per capita entre outros.
  • Conhecer as principais religiões praticadas na Ásia e a influência que refletem na visão do mundo destes povos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


africa

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 29/08 e 01/09

ATENÇÃO: Temos deveres na página 145 para correção.

África – grandes impérios e civilizações:    [apostila 3, páginas 146 a 154]

  1. Portugueses na África;
  2. Neocolonialismo;
  3. Independência versus conflitos;

OBJETIVO:

  • Entender as relações históricas entre Portugal e o continente africano;
  • Compreender os impactos nos grupos africanos com a divisão e o domínio dos europeus no continente;
  • Perceber as consequências de anos de dominação e aculturação dos povos africanos pelos europeus e as diversas mazelas sociais e políticas que até hoje se refletem no continente.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


aquifero-guarani-37

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30 e 31/08

Hidrosfera:      [apostila 3, páginas 10 a 13]

  1. Introdução sobre as águas continentais;
  2. Águas subterrâneas;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de águas continentais. Perceber a importância e usos destas águas pela humanidade;
  • Entender a formação das águas subterrâneas, os tipos, sua importância para o consumo e os principais impactos nela gerados. Conhecer a formação do Aquífero Guarani e importância para o futuro do país.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


090410_globalizationB

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 31/08/2011

Guerra Fria:   [apostila 3, páginas 18 a 32]

  1. Geopolítica da Guerra Fria;
  2. Nova Ordem Mundial;
  3. Globalização;

OBJETIVO:

  • Entender as relações políticas que permeavam os tempos de bipolaridade mundial;
  • Entender a “distribuição” de poder pós derrocada do socialismo;
  • Compreender a mundialização de produtos e culturas, e os objetivos finais deste movimento impetrado pelos países do Norte. Perceber a participação do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) na economia mundial.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


2227710089_6b54bc3c2c_o

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 29/08 e 01/09

Urbanização / Questões ambientais:      [apostila 2, frentes 1 e 3, páginas 62, 84 e 85]

  1. Conceito de cidade;
  2. Classificações de cidade;
  3. Hierarquia urbana no Brasil;
  4. Problemas urbanos;

OBJETIVO:

  • Conhecer a definição de cidade, principalmente no Brasil;
  • Conhecer as classificações de cidades e a influência delas no mundo;
  • Entender a hierarquia das cidades e o grau de influência delas no Brasil;
  • Compreender os impactos dos modelos das cidades e as consequências para a sociedade como um todo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário