SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 31/08, 01 e 02/09
Atmosfera terrestre: [apostila 3, páginas 117 a 132]
- Clima ou tempo?
- Fenômenos atmosféricos;
- Fatores climáticos;
OBJETIVO:
- Entender as diferenças entre o conceito de clima e o de tempo atmosférico;
- Conhecer os principais fenômenos atmosféricos;
- Compreender a atuação dos fatores climáticos como latitude, massas de ar, altitude, etc.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 29, 30/08 e 02/09/2011
ATENÇÃO: Temos deveres na página 146 para correção.
Relações do espaço urbano e rural / industrialização brasileira: [apostila 3, páginas 147 a 159]
- Trabalhadores do campo no Brasil;
- Produtos industriais no cotidiano;
- Concentração de indústrias no Brasil;
- Fatores determinantes de localização e (re)organização do espaço;
OBJETIVO:
- Conhecer os diversos tipos sistema de trabalho no campo;
- Conhecer os movimentos de defesa das reservas extrativistas;
- Perceber os diversos produtos disponibilizados pela indústria. conhecer os diferentes tipos industriais;
- Conhecer a trajetória industrial brasileira, desde de 1808 até os dias de hoje*;
- Compreender os fatores determinantes para a localização das indústrias e os impactos sociais resultantes;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
* Para este tema será feita uma atividade de cartaz extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 01 e 02/09/2011
Gigante Oriental: [apostila 3, páginas 137 a 150]
- Ásia: indicadores socioeconômicos;
- Diversidade religiosa;
OBJETIVO:
- Entender a heterogeneidade do territorio e da sociedade asiática;
- Compreender os diversos desafios que o continente asiático enfrenta como explosão populacional, analfabetismo, mortalidade infantil, renda per capita entre outros.
- Conhecer as principais religiões praticadas na Ásia e a influência que refletem na visão do mundo destes povos.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 29/08 e 01/09
ATENÇÃO: Temos deveres na página 145 para correção.
África – grandes impérios e civilizações: [apostila 3, páginas 146 a 154]
- Portugueses na África;
- Neocolonialismo;
- Independência versus conflitos;
OBJETIVO:
- Entender as relações históricas entre Portugal e o continente africano;
- Compreender os impactos nos grupos africanos com a divisão e o domínio dos europeus no continente;
- Perceber as consequências de anos de dominação e aculturação dos povos africanos pelos europeus e as diversas mazelas sociais e políticas que até hoje se refletem no continente.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 30 e 31/08
Hidrosfera: [apostila 3, páginas 10 a 13]
- Introdução sobre as águas continentais;
- Águas subterrâneas;
OBJETIVO:
- Entender o conceito de águas continentais. Perceber a importância e usos destas águas pela humanidade;
- Entender a formação das águas subterrâneas, os tipos, sua importância para o consumo e os principais impactos nela gerados. Conhecer a formação do Aquífero Guarani e importância para o futuro do país.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 31/08/2011
Guerra Fria: [apostila 3, páginas 18 a 32]
- Geopolítica da Guerra Fria;
- Nova Ordem Mundial;
- Globalização;
OBJETIVO:
- Entender as relações políticas que permeavam os tempos de bipolaridade mundial;
- Entender a “distribuição” de poder pós derrocada do socialismo;
- Compreender a mundialização de produtos e culturas, e os objetivos finais deste movimento impetrado pelos países do Norte. Perceber a participação do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) na economia mundial.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 29/08 e 01/09
Urbanização / Questões ambientais: [apostila 2, frentes 1 e 3, páginas 62, 84 e 85]
- Conceito de cidade;
- Classificações de cidade;
- Hierarquia urbana no Brasil;
- Problemas urbanos;
OBJETIVO:
- Conhecer a definição de cidade, principalmente no Brasil;
- Conhecer as classificações de cidades e a influência delas no mundo;
- Entender a hierarquia das cidades e o grau de influência delas no Brasil;
- Compreender os impactos dos modelos das cidades e as consequências para a sociedade como um todo.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário