sábado, 3 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 05/09/2011 A 09/09/2011………………………….

 

climate-map

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 08 e 09/09/2011

ATENÇÃO: Alunos não de esqueçam de acompanhar o tempo meteorológico durante a semana para as anotações na atividade do cartão semanal. Conforme informado, a entrega será apenas no dia 16.

Temos 2 exercícios (páginas 121 e 122) para corrigir na quinta-feira, não esqueçam.

Atmosfera Terrestre:      [apostila 3, páginas 123 a 132]

  1. Fatores climáticos;

OBJETIVO:

  • Entender os diversos fatores que afetam o clima terrestre, como latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar, continentalidade e maritimidade, pressão atmosférica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


78F4B

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05, 06 e 09/09/2011

ATENÇÃO: Na sexta-feira passada apresentamos uma atividade de cartaz para os alunos, todavia, pela falta de vários alunos trataremos do assunto na segunda-feira (05). No retorno da semana passada (abaixo desta postagem) já deixamos as explicações necessárias.

Industrialização Brasileira:        [apostila 3, páginas 155 a 164]

  1. Concentração de indústrias no Brasil;
  2. Fatores locacionais das indústrias;
  3. Indústria e a (re)organização do espaço;

OBJETIVO:

  • Conhecer a distribuição espacial das indústrias no território brasileiro;
  • Entender as determinantes que influenciam a localização das indústrias;
  • Compreender os impactos socioeconômicos das instalação de indústrias;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


china india

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 08 e 09/09/2011

ATENÇÃO:

Nasceu o Planeta Chíndia:         [apostila 3, páginas 151 a 159]

  1. China e Índia, generalidades;
  2. Breve história chinesa, a partir de Marco Polo;
  3. China, salto econômico;
  4. China, questões culturais e democráticas;

OBJETIVO:

  • Perceber a participação da China e Índia na economia mundial;
  • Conhecer aspectos históricos e a relação com a Europa;
  • Entender como a China alcançou excelência em diversos campos econômicos quando se transformou na “fabrica” do mundo;
  • Compreender o sistema chinês do “Socialismo de Mercado” e a falta de liberdade política de seu povo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


8

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05 e 08/09/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira iniciaremos uma atividade de texto sobre problemas sociais do continente africano.

África: As diferenças se acenturam:    [páginas base da apostila 3 – 155 a 164]

  1. Problemas sociais da África

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais mazelas que afligem o continente africano;
  • Entender, basicamente, as origens dos problemas sociais africanos;
  • Construir mapa temático sobre os temas abordados;

METODOLOGIA:

Tempo estimado: 4 aulas.

Serão aplicados cinco textos com situações sociais do continente africano (refugiados, AIDS, fome, guerras civis e pobreza). Os alunos formarão grupos devendo ler os textos e apresentar as principais considerações sobre cada tema. Havendo tempo, nesta primeira fase, será feito um rodízio entre os grupos como forma de conhecimento dos outros temas.

Junto com os textos existe uma tabela com vários países africanos e informações específicas sobre o problema tratado no texto do grupo, onde os alunos deverão pintar um mapa temático do continente africano.

Este mapa será parte integrante de uma painel que cada grupo produzirá com imagens e frases sobre o problema social tratado.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a finalização do painel e das apresentações sobre os temas.


EspaisFluvials

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 06/09/2011

Hidrosfera:     [apostila 3, página 13]

  1. Rios;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características dos rios, como: regime, drenagem, relevo, condições climáticas, partes, poluição, etc.
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


demographic

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05 e 08/09/2011

Demografia:         [apostila 3, frente 1, páginas 53 a 57]

  1. Teorias populacionais;
  2. Distribuição populacional e crescimento demográfico mundial;
  3. Taxas populacionais e pirâmide etária;
  4. Migrações;

OBJETIVO:

  • Conhecer as teorias sobre populacão e suas relações com desenvolvimento social e econômico;
  • Entender como está distribuída a população nos continentes e os fatores que influenciam no seu desenvolvimento;
  • Compreender o funcionamento das taxas demográficas e interpretar pirâmides etárias;
  • Conhecer os tipos de migrações internas e externas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário