sábado, 3 de setembro de 2011

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 29/08/2011 A 02/09/2011……………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags 117 a 122

ATENÇÃO: Deveres (duas questões) nas páginas 121 e 122 para quinta-feira. Tem atividade para ser entregue dia 16.09.2011, escrita abaixo.

Aplicamos os exercícios das páginas 117 e 118.

Clima ou tempo? Com esta pergunta começamos a semana. Buscamos mostrar que a duas palavras, confundidas insistentemente nos meios de comunicações, não tem o mesmo signicado. Enquanto o tempo meteorológico é um estado momentâneo da atmosfera, o clima são as regularidades que ocorrem na atmosfera durante um longo período. Trabalhamos os conceitos de temperatura média e amplitude térmica. Utilizamos o exercício da apostila para fazer os cálculos da temperatura média (máxima e mínima) e amplitude térmica (máxima menos a mínima). Finalizamos com a questão da previsão meteorológica visualizando dois mapas, do Rio de Janeiro e do Brasil. Sobre este tema os alunos tiveram oportunidade de conhecer as previsões da sabedoria popular como o vôo do urubu ou o sal molhado. Encerramos com as diversas possibilidades da previsão como as grandes lojas de grifes (Daslu foi utilizada como exemplo) que avalia a meteorologia de meses futuros para decidir as compras da temporada.

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Na apostila, página 118, os alunos tem a disposição uma planilha de observação do tempo atmosférico. Ela tem duração de uma semana. Os alunos devem preencher a planilha e entregar para o professor, com nome, local de observação, período observado. Esta planilha pode ser feita a mão ou digitada, de preferência colada em uma cartolina ou papel cartão, para dar mais firmeza. O prazo para entrega é no máximo dia 16/08/2011.

Exemplo da planilha de observação do tempo que os alunos deverão entregar

planilha de tempo


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Industrialização Brasileira – pags. 150 a 155

Corrigimos os exercícios das páginas 148 e 149.

Começamos um novo tema, a indústria brasileira, com a observação de que vários objetos utilizados pelos alunos tem origem neste segmento, como lápis, canetas, automóveis, biscoitos, etc. A atividade industrial é uma associação de transformação de matéria-prima, energia e mão de-obras em manufaturados.

Os alunos também viram os diversos tipos de indústrias como: Indústrias de base ou de bens de produção (transformam minérios e recursos de origem fóssil) como metalúrgicas, siderúrgicas, etc.; Indústrias pesadas ou de bens intermediários (fabricam máquinas e equipamentos ou produzem energia) como autopeças, termoelétricas, naval, etc.; Indústrias de bens de consumo (atendem as necessidades do consumidor final) podem se dividir em duráveis (automóveis, eletrodomésticos, moveleira, etc.),  semiduráveis (roupas, calçados, etc), não-duráveis (alimentos, bebidas, etc).

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

CARTAZ DE LINHA DE TEMPO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Esta atividade foi explicada na sexta-feira, contudo, vários alunos faltaram, por isso, estarei explicando novamente na segunda-feira. Este trabalho é baseada na página 152, 153 e 154 da apostila com alguns acréscimos do professor (quadros em vermelho que não estão na apostila). O aluno deverá replicar em um cartaz o que foi proposto na apostila. Os alunos deverão procurar imagens novas, para evitar cortar a apostila, responder algumas questões solicitadas na Linha de Tempo. Podem formar grupos de 3 alunos, duplas ou individual. A entrega será no dia 16/09/2011. Como segue abaixo:

Linha do tempo


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Gigante Oriental – pags. 137 a 143

ATENÇÃO: Temos trabalho de slide para ser apresentado no dia 16/09/2011 sobre as religiões mundiais.

Aplicamos exercícios das páginas 140 e questões próprias.

Iniciamos sobre os indicadores socioeconômicos asiáticos como a diversidade entre países como Japão, Israel, Tigres Asiáticos, China, Índia, Bangladesh, Mianmá, etc.

Trabalhamos duas tabelas: uma com alguns países e outras onde eram listados alguns continentes. Na primeira tabela os alunos deveriam identificar quais países tinham os melhores e piores índices de IDH, esperança de vida, taxa de alfabetização de adultos e PIB per capita. Aproveitamos para evidenciar os conceitos nas quais os alunos estavam observando e a interpretação da tabela. VIETNAMNa segunda tabela, os alunos deveriam identificar o continente com os piores índices de analfabetismo, mortalidade infantil, crescimento demográfico, natalidade, mortalidade, PIB e PIB per capita. Além disso, os aluno deveria identificar a posição do continente asiático.

Vietnam: Um país que está tentando ser um novo Tigre Asiático, mas que carrega muitas mazelas de seu passado.

 

Finalizamos com as religiões de origem asiática, como o cristianismo, islamismo, hinduismo, budismo, onde os alunos leram as principais características de cada uma. Aproveitando esse tema, solicitamos um trabalho de slide sobre o tema.

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

APRESENTAÇÃO DE SLIDE SOBRE RELIGIÕES

Os alunos criaram seus grupos (alguns optaram no individual) e deverão fazer uma apresentação de slide sobre religiões, aproveitando que elas tem origem na Ásia. Os alunos deverão trazer a origem e momento histórico, seus profetas ou messias, seus principais simbolos, sua distribuição no mundo (preferência com mapa), suas perspectivas para o futuro, aumento ou diminição de seguidores (preferência gráficos). Religiões que deverão ser trabalhadas: Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Xintoísmo, Cristianismo (dividimos em três, apesar dos segmentos não terem origem na Ásia – Católica Romana, Protestante e Pentescostal).


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: Grandes Civilizações – pags 146 a 154

Aplicamos os exercícios da página 149 e trabalhamos exercícios próprios.

Continuando a saga africana, comentamos sobre a exploração portuguesa na África e que seus interesses não passavam de formação de feitorias, mas que a comercializãção de humanos (escravos) dinamizou o interesse por este continente. Trabalhamos os conceitos de colônia de exploração, o impacto da escravidão no continente e o domínio cultural imposto pelos europeus. Os alunos puderam perceber as linhas retilíneas de alguns países africanos, devido as suas fronteiras não obedecerem a acidentes naturais e que isto colocou em um mesmo território tribos inimigas históricas.

África: Suas linhas retas evidenciam fronteiras construídas artificialmente que até hoje criam problemas para esses países.

mapa-da-africa

Outro assunto foi o Neocolonialismo e a Descolonização, onde a independência soava apenas como uma simbologia, pois a dependência em relação aos países europeus continuava, mantendo a pobreza neste continente. Por último destacamos o conflito entre tútsis e hútus em Ruandi e Burundi onde morreram mais de 800 mil pessoas da etnia tútsi, perseguida pelos hútus, logo após eles ocuparem o poder político. Uma das estratégias dos Ingleses para a África era escolher uma etnia para se associar, com isso, mantiam o controle, porém quando da independência dos africanos, várias grupos étnicos que sofreram perseguições tentaram ocupar o poder e ir a desforra.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera – págs 10 a 12.

Aplicamos 5 exercícios próprios sobre o Aquífero Guarani.

Dentro da hidrosfera, começamos a ver o assunto águas continentais. Compartilhamos sobre a disponibilidade de água doce no mundo (2,5%), divididas em geleiras e calotas polares, águas subterrâneas, rios, lagos e outros. Mostramos o uso mundial da água, com predominância na agricultura devido as irrigações (70%), depois indústria (20%) e doméstico (10%). Em alguns países industrializados, a indústria supera a agricultura em consumo.

Partimos para as águas subterrâneas como a sua formação, divisão em lençois freáticos e aquíferos, consumo e poluição. Utilizamos o exemplo do consumo em excesso que afeta o terreno da Cidade do México e da contaminação dos manaciais da cidade de Gujanat devido a penetração da água salgada.

Focamos na formação do Aquífero Guarani, se as previsões se confirmarem é o maior aquífero do mundo. Sua importância por atingir outros países como Argentina, Uruguai e Paraguai (transfronteiriço) e a necessidade de cuidados para evitar contaminações ou extração em excesso.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Capitalismo – pags. 18 a 39

Finalizamos a segunda parte do tema Guerra Fria, com a geopolítica e a disputa dos EUA e URSS pelos países do Terceiro Mundo, e da utilização destes países como palco de suas ideologias. Com a queda do socialismo no início dos anos 90, surge uma Nova Ordem Mundial e uma multipolaridade econômica, com EUA, Europa e Japão. Demonstramos a regionalização mais utilizada atualmente como o Norte e Sul e finalizamos com o tema Globalização e o impacto na sociedade de um sistema informatizado e transformador que ao mesmo tempo exclui grandes parcelas da sociedade mundial. Os blocos econômicos, com destaque para os principais: NAFTA, APEC, MERCOSUL, União Europeia (esta com suas principais características)


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 3 – Globalização – pags. 93 e 94

Finalizamos o assunto urbanização na segunda-feira com o conceito de cidade no Brasil, os tipos de cidades e funções e os conceitos de metrópole, região metropolitana, megalópoles, cidades globais e megacidades.

Na quinta-feira, trabalhamos conceitos relacionados à Globalização como Liberalismo e Neoliberalismo, multipolaridade, Nova Ordem Mundial, características básicas e problemas como o aumento de concentração de capital e pobreza.

Até a próxima blogagem…..

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