sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA…………………PERÍODO: 12/09/2011 a 16/09/2011…………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags 127 a 137.

Foram aplicados os exercícios das páginas 127, 128, 129, 130, 131, 134 e 136.

Na semana passada finalizamos os elementos que influenciam o clima como as Correntes Marítimas (quentes e frias) que deslocam água quente para as áreas frias e águas frias para áreas quentes. Massas de ar que apresentam um mecanismo parecido com as correntes marítimas, levando características de sua área de origem para outros lugares. Os alunos conheceram as principais massas de ar como a mEc, mTc, mTa, mEa e mPa.Tromba de água tornado_na_croacia_8_08-14-2008

 

                        TROMBA D’ÁGUA

 

Nesta semana, além das correções de exercícios, comentamos sobre o vento (ar em movimento) e a diferença de pressão faz o ar se movimentar. Explicamos sobre as zonas de baixa e alta pressão e a circulação atmosférica em geral. Alguns alunos lembraram das aulas de formação de relevo para compartilhar seu conhecimento sobre erosão eólica. Demonstramos os diversos tipos de ventos regulares como os alísios e os periódicos como as brisas. Finalizamos com a diferenças entre tornado, tromba d’água, ciclone, tufão e furacão (mesmo fenômeno atmosférico que nomes diferentes dependendo do continente).furacao-foto-nasa

 

 

FURAÇÃO VISTO DO ESPAÇO

 

 

 

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Industrialização Brasileira – pags. 162 a 170.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 161, 162, 166, 167 e 168.

Trabalhamos o conceito de multinacionais onde procuramos mostrar que a presença de filiais tem vantagens como a atualização tecnológica e geração de empregos, mas que também possuem desvantagens como o pagamento de patentes e envio de lucros para a Matriz. Utilizamos como exemplo empresas já conhecidas dos alunos como GM, IBM, Toyota, etc.

Logo-das-Multinacionais

MULTINACIONAIS, MUITAS ATUAM NO BRASIL

Utilizamos o exemplo de duas grandes agroindústrias que recentemente se uniram (Sadia e Perdigão) formando a Brasil Foods. Evidenciamos a parceria entre o produtor que recebe aves e suínos, equipamentos, ração, assistência técnica e em troca criam os animais até a entrega para a empresa. Também comentamos sobre as cooperativas como a Aurora de Santa Catarina. Aproveitamos a questão industrial e discutimos sobre os problemas ambientais como a poluição, chuva ácida e emissão de gases.

Iniciamos a discussão sobre as questões socioeconômicas do Brasil com foco no IDH ainda não terminada.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – O espaço mundial – pags. 3 a 9.

ATENÇÃO: Na sexta-feira (23) teremos as apresentações do grupos com o assunto religiões (origem asiática). Os alunos devem testar seus arquivos para que não exista problemas.

Nesta semana nosso foco foi a China onde os alunos foram convidados a trazerem produtos “made in China”. A predominância foi para os brinquedos, material escolar, brindes de lojas de fast food, e principalmente para aqueles que esqueceram da solicitação, baterias de celulares. Tínhamos o objetivo de mostrar aos alunos a quantidade de produtos chineses que invadem nossos lares e também demonstrar que o preço praticado por este país é de difícil competição.

comparamos território e população, etnias minoritárias, o predomínio do povo chinês na área rural e a discussão calorosa  sobre a língua mais falada no mundo, o mandarim ou o inglês e a necessidade de no futuro os jovens terem que conhecer a língua chinesa.

Fizemos comparações sobre o rápido desenvolvimento econômico chinês e seus problemas sociais (a segunda potência mundial tem mais de 500 milhões de habitantes vivendo com menos de 2 dólares por dia) . Demonstramos as principais áreas agrícolas e industriais da China, além das cidades litorâneas (ZEE’s), áreas de exportação chinesa. Finalizamos com a questão política da China onde não existem direitos fundamentais, desrespeito aos direitos humanos, onde penas como trabalho forçado e morte são comuns.

China
View more presentations from edsonluz.

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: em busca do desenvolvimento – pags 165 a 170.

Foram aplicados os exercícios nas páginas 168, 169 e 170.

Após a entrega dos cartazes sobre os problema sociais da África, iniciamos a questão econômica. Procuramos enfatizar que o continente teve um histórico de exploração que até hoje afeta o seu futuro. A dependência perante aos países desenvolvidos, em especial o continente europeu reflete na falta de indústrias, sistema de transportes e comunicação precários. A maioria dos países africanos depende de commodities agrícolas e minerais para ter reservas cambiais, o que é problemático, pois esses produtos oscilam nas bolsas de valores. A falta de capital irá refletir na falta de investimentos na educação que poderiam auxiliar os estados africanos no desenvolvimento de tecnologia.Africa_1

 

 

MUITOS PAÍSES AFRICANOS DEPENDEM DA AJUDA EXTERNA DE ORGÃOS INTERNACIONAIS

 

 

 

Os alunos conheceram as duas regiões da África: Islâmica e Subsaariana e os principais produtos de exploração e exportação, as regiões industriais e sistema de transportes, em especial, as linhas férreas que tem direcionamento do interior para os portos (exportação) e não são padronizadas em todo o continente, impedindo um sistema de linhas ferroviárias transcontinentais.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera – págs 13 a 16.

Na terça-feira trabalhamos rios onde evidenciamos o seu conceito, formação (fontes subterrâneas, chuvas, neve, geleiras e lagos) e a importância para a sociedade como irrigação, consumo, fonte de alimentos, energia e transporte. Apresentamos as principais características dos rios, como o tipo de foz, regime, drenagem, relevo e condições climáticas. finalizamos com a questão da poluição dos rios por lixo, dejetos, rejeitos industriais entre outros.

Na quarta-feira foram as bacias hidrográficas como conceito, partes e as principais bacias do Brasil, como a Amazônica, São Francisco, Platina e Tocantins-Araguaia.

Rios
View more presentations from edsonluz.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Capitalismo – pags. 18 a 41.

Nesta semana finalizamos a apostila 3 com uma série de exercícios de fixação com os temas: Guerra Fria, Doutrina Truman e Plano Marshall, Alianças Militares, Socialismo, Mundo Bipolar e Multipolaridade, regionalização Norte e Sul, Globalização e Blocos Econômicos, neste último teremos um trabalho de apresentação.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Demografia – pags. 53 a 57

ATENÇÃO: Na quinta-feira (22) iniciamos o trabalho sobre Santa Catarina, com os aspectos físicos, estejam preparados.

Nesta semana continuamos a segunda parte da demografia com as características das pirâmides etárias e suas principais formas que mostram a estrutura etária da população e ajudam na interpretação de características socioeconômicas da região ou país estudado.

As migrações também entraram em pauta como as internas (pendular, exôdo rural, inter-regionais, etc.) e externas. Apresentamos as principais características das migrações externas, a importância para alguns países o envio de dolares dos países ricos, a questão da emigração ilegal e a participação do Brasil nesta circulação mundial.

COMECE HOJE A PRESERVAR O AMANHÃ.

16 DE SETEMBRO

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Até a próxima blogagem…..

Nenhum comentário:

Postar um comentário