domingo, 11 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………PERÍODO: 12/09/2011 a 16/09/2011……………………….

 

chuvas-17

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14, 15 e 16/09/2011

ATENÇÃO: Alunos não de esqueçam de acompanhar o tempo meteorológico durante a semana para as anotações na atividade do cartão semanal. Conforme informado, a entrega será no dia 16.

Atmosfera Terrestre:          [apostila 3, páginas 127 a 141]

  1. Aplicação de exercícios de fixação, páginas 127, 128, 129, 130, 131;
  2. Ar em movimento;
  3. Umidade do ar;
  4. Precipitações;

OBJETIVO:

  • Entender o mecanismo de deslocamento do ar pelo diferencial de pressão;
  • Entender a importância da umidade do ar para formação de nuvens e precipitações e conforto térmico para a população;
  • Conhecer os tipos de precipitações e suas particularidades;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


frango

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12, 13 e 16/09/2011

ATENÇÃO: Na sexta-feira teremos o prazo final para a entrega da atividade de cartaz baseado nas páginas 152 a 155.

Industrialização Brasileira:          [apostila 3, páginas 165 a 171]

  1. Agroindústria;
  2. Dados socioeconômicos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais atividades agroindustriais do Brasil; Perceber a importância das agroindústrias na modernização da agricultura brasileira;
  • Entender o conceito dos principais dados socioeconômicos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Mandarim.JPGgh

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 15 e 16/09/2011

ATENÇÃO:  Ficou para o dia 23/09/2011 a apresentação dos grupos sobre as religiões e sua origem asiática;

Na quinta-feira os alunos devem trazer algum produto ou imagem do Made in China, como combinado.

Nasceu o Planeta Chíndia:       [apostila 3, páginas 156 a 164]

  1. Mandarim, a nova língua universal?
  2. China questões democráticas;
  3. Índia, miscigenação dos povos;
  4. Índia, questões históricas;

OBJETIVO:

  • Entender a importância da língua oficial chinesa na medida em que o país avança em seu desenvolvimento econômico, superando a avaliação quantitativa.
  • Compreender a dicotomia entre liberdade econômica e liberdade individual no sistema politíco chinês;
  • Perceber o “caldeirão” cultural que é a Índia e os reflexos históricos da ocupação europeia;
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


south-africa-cabo

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12 e 15/09/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira será a entrega do cartaz com o mapa temático sobre os problemas africanos. O cartaz já deve estar pronto, com o mapa colorido de acordo com a legenda.

África: em busca do desenvolvimento:      [apostila 3, páginas 165 a 176]

  1. Regiões econômicas da África;
  2. África do Sul;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais atividades econômicas no continente africano;
  • Compreender as particularidades que transformaram a África do Sul na maior potência econômica e militar do continente, bem como os contrastes de uma sociedade de histórico racista;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


bacias brasil

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 13 e 14/09/2011

Hidrosfera:        [apostila 3, página 13]

  1. Rios;
  2. Bacias hidrográficas;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características dos rios, como: regime, drenagem, relevo, condições climáticas, partes, poluição, etc.;
  • Conhecer as principais bacias hidrográficas brasileiras e suas principais características;
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


maryallen

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 14/09/2011

América Anglo-Saxônica e Japão:       [apostila 3, páginas 1 a 20]

  1. América Anglo-Saxônica – aspectos naturais;
  2. Canadá – aspectos econômicos;
  3. Estados Unidos – aspectos econômicos;
  4. Japão – aspectos naturais e econômicos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características naturais que envolvem o Canadá e os Estados unidos. Compreender o desenvolvimento socioeconômico dos dois países e os desafios atuais.
  • Discutir sobre o 11 de setembro de 2001.
  • Entender como o Japão se tornou o único país asiático a se industrializar antes do período das guerras mundiais. Perceber os problemas de recessão que atingem o país atualmente e os impactos das catástrofes naturais recentes.
  •  
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 


migrantes

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 12 e 15/09/2011

Demografia: [apostila 3, frente 1, páginas 55 a 57]

  1. Taxas populacionais e pirâmide etária;
  2. Migrações;

OBJETIVO:

  • Compreender o funcionamento das taxas demográficas e interpretar pirâmides etárias;
  • Conhecer os tipos de migrações internas e externas;
  • Discutir sobre a dinâmica populacional de Santa Catarina;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário