SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 14, 15 e 16/09/2011
ATENÇÃO: Alunos não de esqueçam de acompanhar o tempo meteorológico durante a semana para as anotações na atividade do cartão semanal. Conforme informado, a entrega será no dia 16.
Atmosfera Terrestre: [apostila 3, páginas 127 a 141]
- Aplicação de exercícios de fixação, páginas 127, 128, 129, 130, 131;
- Ar em movimento;
- Umidade do ar;
- Precipitações;
OBJETIVO:
- Entender o mecanismo de deslocamento do ar pelo diferencial de pressão;
- Entender a importância da umidade do ar para formação de nuvens e precipitações e conforto térmico para a população;
- Conhecer os tipos de precipitações e suas particularidades;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 12, 13 e 16/09/2011
ATENÇÃO: Na sexta-feira teremos o prazo final para a entrega da atividade de cartaz baseado nas páginas 152 a 155.
Industrialização Brasileira: [apostila 3, páginas 165 a 171]
- Agroindústria;
- Dados socioeconômicos;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais atividades agroindustriais do Brasil; Perceber a importância das agroindústrias na modernização da agricultura brasileira;
- Entender o conceito dos principais dados socioeconômicos.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 15 e 16/09/2011
ATENÇÃO: Ficou para o dia 23/09/2011 a apresentação dos grupos sobre as religiões e sua origem asiática;
Na quinta-feira os alunos devem trazer algum produto ou imagem do Made in China, como combinado.
Nasceu o Planeta Chíndia: [apostila 3, páginas 156 a 164]
- Mandarim, a nova língua universal?
- China questões democráticas;
- Índia, miscigenação dos povos;
- Índia, questões históricas;
OBJETIVO:
- Entender a importância da língua oficial chinesa na medida em que o país avança em seu desenvolvimento econômico, superando a avaliação quantitativa.
- Compreender a dicotomia entre liberdade econômica e liberdade individual no sistema politíco chinês;
- Perceber o “caldeirão” cultural que é a Índia e os reflexos históricos da ocupação europeia;
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 12 e 15/09/2011
ATENÇÃO: Na segunda-feira será a entrega do cartaz com o mapa temático sobre os problemas africanos. O cartaz já deve estar pronto, com o mapa colorido de acordo com a legenda.
África: em busca do desenvolvimento: [apostila 3, páginas 165 a 176]
- Regiões econômicas da África;
- África do Sul;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais atividades econômicas no continente africano;
- Compreender as particularidades que transformaram a África do Sul na maior potência econômica e militar do continente, bem como os contrastes de uma sociedade de histórico racista;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 13 e 14/09/2011
Hidrosfera: [apostila 3, página 13]
- Rios;
- Bacias hidrográficas;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais características dos rios, como: regime, drenagem, relevo, condições climáticas, partes, poluição, etc.;
- Conhecer as principais bacias hidrográficas brasileiras e suas principais características;
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 14/09/2011
América Anglo-Saxônica e Japão: [apostila 3, páginas 1 a 20]
- América Anglo-Saxônica – aspectos naturais;
- Canadá – aspectos econômicos;
- Estados Unidos – aspectos econômicos;
- Japão – aspectos naturais e econômicos;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais características naturais que envolvem o Canadá e os Estados unidos. Compreender o desenvolvimento socioeconômico dos dois países e os desafios atuais.
- Discutir sobre o 11 de setembro de 2001.
- Entender como o Japão se tornou o único país asiático a se industrializar antes do período das guerras mundiais. Perceber os problemas de recessão que atingem o país atualmente e os impactos das catástrofes naturais recentes.
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 12 e 15/09/2011
Demografia: [apostila 3, frente 1, páginas 55 a 57]
- Taxas populacionais e pirâmide etária;
- Migrações;
OBJETIVO:
- Compreender o funcionamento das taxas demográficas e interpretar pirâmides etárias;
- Conhecer os tipos de migrações internas e externas;
- Discutir sobre a dinâmica populacional de Santa Catarina;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário