sábado, 17 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 19/09/2011 a 23/09/2011………………………….

 

tiposchuva

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21, 22 e 23/09/2011

O Ar em Movimento:        [apostila 3, páginas 138 a 146]

  1. Umidade do ar;
  2. Precipitações atmosféricas;

OBJETIVO:

  • Entender a origem e importância da umidade para os seres vivos; conhecer as principais formações de nuvens;
  • Conhecer os tipos de precipitações atmosféricas. Diferenciar as precipitações pluviais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Concentração de renda

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 19, 20 e 23/09/2011

Brasil no Espaço Mundial:       [apostila 3, páginas 170 a 184]

  1. IDH brasileiro;
  2. Qualidade de vida brasileiro;
  3. Dívida externa brasileira;
  4. Mercosul;

OBJETIVO:

  • Entender as dimensões que formam o Índice de Desenvolvimento Humano e seu resultado no Brasil;
  • Conhecer os dados relacionados à desigualdade social no Brasil e perceber que o país se destaca negativamente na concentração de renda;
  • Associar a falta de investimentos as questões da dívida externa como limitador do desenvolvimento;
  • Compreender a importância da formação de um bloco regional na América do Sul e a liderança brasileira no Mercosul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


india

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22 e 23/09/2011

ATENÇÃO: Sexta-feira se iniciará as apresentações sobre as religiões (origem Ásia). Os alunos devem testar seus arquivos antecipadamente para evitar problemas no dia. Os grupos que estão devendo os projetos para a Feira dos Estados tragam no máximo até sexta.

Nasceu o Planeta Chíndia:       [apostila 3, páginas 160 a 168]

  1. Índia, caldeirão de povos, línguas e cores;
  2. Questões históricas;
  3. País de conflitos;

OBJETIVO:

  • Compreender a riqueza cultural de uma sociedade formada por diversos povos;
  • Perceber os impactos da chegada do “colonizador europeu” tem território indiano;
  • Entender a presença de diversos conflitos associados à religião, ideais políticos, entre outros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


aparthaid

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 19 e 22/09/2011

África em Busca de Desenvolvimento:      [apostila 3, páginas 170 a 176]

  1. África do Sul, quantos contrastes;
  2. Invasão europeia;
  3. Construção de regime segregacionista;

OBJETIVO:

  • Perceber as diferenças que dividem este país da maioria africana;
  • Entender o processo de ocupação do território, em três fases: português, holandês e inglês e os conflitos gerados que marcaram a sociedade sulafricana;
  • Perceber as consequências para o país e sociedade a institucionalização do racismo na África do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


contec3bados

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20 e 21/09/2011

Hidrosfera:           [Apostila 3, páginas 17 a 20]

  1. Aplicação e correção de exercícios de fixação com objetivo de avaliação sobre o tema hidrosfera – apostila 3

OBJETIVO:

  • Reforçar o conteúdo já visto e dirimir dúvidas pendentes;
METODOLOGIA:

Aplicação e correção de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


FORMACAO-GEOGRAFICA-DO-BRASIL-tratados-de-limites-que-definiram-o-atual-territorio-brasileiro-1

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21/09/2011

ATENÇÃO: Estamos iniciando a apostila 4, por favor não esqueçam de trazer na quarta-feira.

Geopolítica Brasileira:        [apostila 4, páginas 1 a 8]

  1. Espaço territorial brasileiro;
  2. História da configuração do espaço geográfico brasileiro;
  3. Organização política e regionalização brasileira;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados sobre o espaço brasileiro;
  • Entender a formação do território, da colonização aos dias de hoje;
  • Compreender a organização e regionalizações do Brasil como o IBGE, Geoeconômico e Região Concentrada;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


etnias

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 19/09/2011

ATENÇÃO: Na quinta-feira inicia-se as apresentações sobre Santa Catarina.

Demografia:           [apostila 3, frente 1]

  1. Dados populacionais do Estado de Santa Catarina;
  2. Apresentação das equipes com o tema Santa Catarina;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados estatísticos de Santa Catarina;
  • Apresentação de grupos sobre questões físicas e humanas de Santa Catarina;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios. Apresentação de grupos (dinâmicas independentes).

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala na apresentação de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário