sábado, 8 de outubro de 2011

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 03/10/2011 a 07/10/2011…………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Influência do Clima na Vegetação – pags 147 a 162

ATENÇÃO: Devido ao feriado na quarta-feira (12) o término da atividade de cartaz será na quinta.

Foi aplicada prova mensal no dia 05/10/2011.

TundraNa quinta e sexta-feira os alunos, em grupos, estiveram produzindo material e informações para um cartaz com o tema clima e vegetação. Será uma substituição da última parte da apostila 3. Os temas foram: equatoriais, tropicais, temperados, subtropicais, mediterrâneos, desértico, semiáridos e polares, como a tundra.

Na quinta, distribuímos revistas para que os alunos buscassem a vegetação característica. Foi combinado que os alunos, na sexta, trouxessem cartolina e material colhido em pesquisa em casa para a continuação da atividade. Apenas um grupo terminou o cartaz, sendo assim, para quinta-feira (13) teremos a sua finalização.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Cidades Brasileiras – pags. 190 a 194

ATENÇÃO:  Temos deveres para segunda-feira, página 195.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 190 e 191, exercícios no caderno.

Foi aplicada prova mensal na terça-feira, 04/10/2011.

Comentamos nesta semana a origem dos aglomerados urbanos que podem espontânea ou planejada. Utilizamos como exemplo as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Palmas que surgiram pelo planejamento. Já para espontâneas, utilizamos o exemplo de Florianópolis.

Quanto as classificações de cidade, vimos o tamanho, pelo IBGE, em pequenas (menos de 50.000 habitantes); médias (entre 50 mil e 300 mil habitantes);  e grandes (com mais de 300 mil habitantes). Também as funções da cidade foram vistas. ViçosaRealçamos que uma cidade pode ter diversas funções, mas devido a sua origem ou atuação territorial, pode ter atividade preferencial. Para exemplicar, foi perguntado a função básica da cidade de Florianópolis, na qual os alunos responderam rapidamente o turismo. Contudo, podemos definir a principal função de Florianópolis a administrativa, pois é a capital do Estado, e possui diversos representantes federais, mantendo um grupo considerável de funcionários públicos. Aproveitamos para lançar nomes de cidades e os alunos deveriam adivinhar as principais funções como: Nova Trento, Aparecida do Norte, Meca – religiosa; Coimbra, Viçosa – universitária; Itajaí e Santos – portuária. Também comentamos sobre as industriais (São Paulo) e comerciais.

Finalizamos com a hierarquia das cidades com as metrópoles globais (SP e RJ), metrópoles nacionais, metrópoles regionais, Centros regionais, Centros Sub-Regionais 1 e Centros Sub-Regionais 2.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Ásia: Continente Marcado pela Diversidade– pags. 177 a 182

Foi aplicada prova mensal na sexta-feira (terceira aula) dia 07/10/2011.

japao

Na quinta-feira corrigimos o questionário para a prova de sexta.

Na sexta-feira (quarta aula) pedimos aos alunos que utilizassem a apostila para responder a diferença entre Capitalismo e Socialismo – tema já visto anteriormente – para introduzir a quarta apostila. A imagem ao lado mostra o Japão, país que se desenvolveu no final do século XIX e início do século XX sendo um grande representante do capitalismo asiático.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Oceania: O Novíssimo Mundo Continua… – pags 183 a 192

Nesta semana trabalhamos os aspectos físicos da Oceania. Apresentamos a localização, clima, relevo e vegetação. Destacamos a Grande Cordilheira Divisória (Austrália) e Alpes do Sul (Nova Zelândia), bem a presença de inúmeras ilhas vulcânicas devido as diversas placas que compõe o Círculo de Fogo do Pacífico.

Comentamos sobre os atóis, muito presentes neste continente, como sua formação. Destacamos os testes nucleares da França em Bikini e a Grande Barreira de Corais australiana.

Finalizamos sobre a população oceânica, apresentando a sua diversidade, a presença do colonizador europeu e as consequências da ocupação do continente.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 4 – Atmosfera – págs 3

ATENÇÃO: Na terça-feira (11) iniciamos as apresentações sobre as bacias hidrográficas.

Foi aplicada prova mensal na terça-feira, dia 04/10/2011.

Na quarta-feira focamos no tema camada de ozônio e sua importância para a proteção dos seres vivos. Abordamos a lenta destruição da camada (ou sua rarefação) devido a presença de CFC (clorofluorcarbono) utilizado em aerossóis, equipamentos de refrigeração, entre outros, que em contato na alta atmosfera, devido a radiação solar, sofre quebra, liberando o cloro, destruindo o ozônio.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 4 – Geopolítica Brasileira – pags

Na quarta-feira utilizamos a aula-faixa para as apresentações sobre os Blocos Econômicos com finalização na sexta de um grupo retardatário. Algumas apresentações foram completas, outras muito rápidas, outras com pouco conteúdo, mas, de certa e na sua maneira, atingiram os seus objetivos.Liderana1

Impressionante como um grupo de trabalho que possui perfis de alunos diferenciados acabam sendo definidos por um ou dois estudantes. Como a formação de grupos é algo mais por afinidade do que questões racionais, você tem uma verdeira miscelânia de alunos com diversos graus de participação. Contudo, a presença de determinados alunos mais aplicados e com tendência de liderança faz uma diferença considerável no resultado das apresentações, independente da composição do grupo. Enquanto outros, onde o conjunto se apresenta pouco participativo, ou sem um lider, o resultado nem sempre é satisfatório.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Espaço Agrário – pags. 57 a 60

Na segunda tratamos do assunto espaço agrário com os tipos de agricultura (plantation, subsistência, jardinagem, etc.), as técnicas agrícolas (hidroponia, orgânicos e transgênicos); os conceitos agrários como latifúndio, minifúndio e módulo rural, além das questões políticas e econômicas que envolvem os subsídios e afetam os países do Sul.

Na quinta-feira, aproveitando o tema anterior, utilizamos um texto sobre os subsídios e os impactos nos países do Sul e também no Norte – utilizamos o exemplo que os subsídios agrícolas do milho, carne e laticínios tornam o fast-food mais barato que alguns vegetais, incentivando as camadas mais pobres norte-americanas a consumir mais calorias.

Até a próxima blogagem…..

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