domingo, 2 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………PERÍODO: 03/10/2011 a 07/10/2011……………………….

 

11_savanna_5.34694833_std

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05, 06 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (05) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.

Influência do Clima na Vegetação:       [apostila 3, páginas 147 a 162]

  1. Prova mensal sobre atmosfera (questões caderno – apostila 3, págs 111 a 161);
  2. Clima e suas respectivas vegetações;

OBJETIVO:

  • Associar os principais climas terrestres com suas vegetações características;

METODOLOGIA:

Atividade em grupo aplicada em sala de aula com confecção de cartaz com o tema clima/vegetação. Serão formados os grupos, definidos os climas, tendo os alunos a missão de definir quais imagens serão usadas e frases. A finalização será na apresentação para outros grupos. Tempo estimado: 2 a 3 aulas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a entrega final da atividades em sala.


2010-09-15-09-56-06-8-calcutta-india-is-classified-as-the-eighth-large

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03, 04 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.

Cidades Brasileiras:          [apostila 4, páginas 188 a 195]

  1. Correção de exercícios das páginas 188 e 189;
  2. Origem dos aglomerados urbanos;
  3. Prova mensal (questões caderno e apostila 3);
  4. Classificação das cidades brasileiras;

OBJETIVO:

  • Conhecer o conceito de aglomerado urbano;
  • Compreender os critérios de classificação das cidades brasileiras quanto ao seu tamanho;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


500px-Map_of_Asia(pt)

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (07, primeira aula) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões que serão corrigidas na quinta-feira.

Ásia – Continente Marcado pela Diversidade:          [apostila 4, páginas 177 a 182]

  1. Correção de exercícios preparatórios para prova;
  2. Prova mensal (questões caderno – apostila 3);
  3. Dados comparativos entre Ásia e outros continentes;

OBJETIVO:

  • Conhecer alguns dados diferenciais (desenvolvimento) da Ásia em comparação a outros continentes, com objetivo de perceber a importância da mesma na atual globalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


maoris

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03 e 06/10/2011

Oceania – O Novíssimo Mundo Continua Sendo um Mistério:  [apostila 4, pags 178 a 192]

  1. Aspectos físicos;
  2. Aspectos humanos – população;

OBJETIVO:

  • Conhecer clima, relevo, hidrografia e vegetação da Oceania;
  • Entender o processo de ocupação européia do continente e o relacionamento com os povos autóctones;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


EfeitoEstufa

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:

ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado na apostila 3 – Hidrosfera. Temas preferenciais:

  1. Localização das bacias hidrográficas brasileiras;
  2. Interpretação de microtexto sobre (re)aproveitamento da água;
  3. Relevo submarino;
  4. Movimentos oceânicos;
  5. Tipos de mares;
  6. Aquífero Guarani;
  7. Características dos rios;
  8. Partes de um rio;

Atmosfera:       [apostila 4, páginas 2 a 3]

  1. Prova mensal – conforme informação acima;
  2. Camada de Ozônio;
  3. Dinâmica climática;
  4. Tempo e clima;

OBJETIVO:

  • Conhecer o processo de formação da camada de ozônio e sua rarefação devido a atividades antrópicas;
  • Entender a relação energia solar e atmosfera terrestre;
  • Compreender a diferença entre tempo e clima;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


blocos economicos

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05/10/2011

ATENÇÃO: Na quarta-feira (05) iniciamos a apresentação sobre os blocos econômicos.

Blocos econômicos:     [apresentação de grupos]

  1. Principais blocos econômicos mundiais;

OBJETIVO:

  • Apresentação de grupos com os principais blocos econômicos como APEC, MERCOSUL, NAFTA, UE, entre outros.

METODOLOGIA:

Aula expositiva apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será baseada na apresentação dos alunos, o domínio do assunto, temas importantes e entrega de resumo;


transgeneescape

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03 e 06/10/2011

Processo agrícola e Industrialização:    [apostila 3, páginas 57 a 61]

  1. Origem da agricultura;
  2. Tipos de agricultura;
  3. Conceitos agrários;´
  4. Técnicas agrícolas;
  5. Agricultura moderna e políticas internacionais;
  6. Revolução industrial e espaço geográfico;
  7. Fordismo e Toyotismo;
  8. Tipos de indústrias e localização;

OBJETIVO:

  • Conhecer a origem, as principais práticas agrícolas no mundo, os conceitos associados a tamanho de propriedade, as principais técnicas agrícolas.
  • Compreender a discussão sobre os transgênicos e a importância da agricultura orgânica;
  • Entender o impacto do protecionismo e subsídios dos países desenvolvidos nos países dependentes de commodities agrícolas;
  • Entender as transformações espacial geradas pela industrialização da sociedade mundial. Conhecer as modalidades de especialização/produção industrial;
  • Conhecer os tipos de indústrias e os principais atrativos locacionais para a indústria;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário