SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 05, 06 e 07/10/2011
ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (05) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.
Influência do Clima na Vegetação: [apostila 3, páginas 147 a 162]
- Prova mensal sobre atmosfera (questões caderno – apostila 3, págs 111 a 161);
- Clima e suas respectivas vegetações;
OBJETIVO:
- Associar os principais climas terrestres com suas vegetações características;
METODOLOGIA:
Atividade em grupo aplicada em sala de aula com confecção de cartaz com o tema clima/vegetação. Serão formados os grupos, definidos os climas, tendo os alunos a missão de definir quais imagens serão usadas e frases. A finalização será na apresentação para outros grupos. Tempo estimado: 2 a 3 aulas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a entrega final da atividades em sala.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 03, 04 e 07/10/2011
ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.
Cidades Brasileiras: [apostila 4, páginas 188 a 195]
- Correção de exercícios das páginas 188 e 189;
- Origem dos aglomerados urbanos;
- Prova mensal (questões caderno e apostila 3);
- Classificação das cidades brasileiras;
OBJETIVO:
- Conhecer o conceito de aglomerado urbano;
- Compreender os critérios de classificação das cidades brasileiras quanto ao seu tamanho;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 06 e 07/10/2011
ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (07, primeira aula) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões que serão corrigidas na quinta-feira.
Ásia – Continente Marcado pela Diversidade: [apostila 4, páginas 177 a 182]
- Correção de exercícios preparatórios para prova;
- Prova mensal (questões caderno – apostila 3);
- Dados comparativos entre Ásia e outros continentes;
OBJETIVO:
- Conhecer alguns dados diferenciais (desenvolvimento) da Ásia em comparação a outros continentes, com objetivo de perceber a importância da mesma na atual globalização;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 03 e 06/10/2011
Oceania – O Novíssimo Mundo Continua Sendo um Mistério: [apostila 4, pags 178 a 192]
- Aspectos físicos;
- Aspectos humanos – população;
OBJETIVO:
- Conhecer clima, relevo, hidrografia e vegetação da Oceania;
- Entender o processo de ocupação européia do continente e o relacionamento com os povos autóctones;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO:
ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado na apostila 3 – Hidrosfera. Temas preferenciais:
|
Atmosfera: [apostila 4, páginas 2 a 3]
- Prova mensal – conforme informação acima;
- Camada de Ozônio;
- Dinâmica climática;
- Tempo e clima;
OBJETIVO:
- Conhecer o processo de formação da camada de ozônio e sua rarefação devido a atividades antrópicas;
- Entender a relação energia solar e atmosfera terrestre;
- Compreender a diferença entre tempo e clima;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 05/10/2011
ATENÇÃO: Na quarta-feira (05) iniciamos a apresentação sobre os blocos econômicos.
Blocos econômicos: [apresentação de grupos]
- Principais blocos econômicos mundiais;
OBJETIVO:
- Apresentação de grupos com os principais blocos econômicos como APEC, MERCOSUL, NAFTA, UE, entre outros.
METODOLOGIA:
Aula expositiva apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseada na apresentação dos alunos, o domínio do assunto, temas importantes e entrega de resumo;
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 03 e 06/10/2011
Processo agrícola e Industrialização: [apostila 3, páginas 57 a 61]
- Origem da agricultura;
- Tipos de agricultura;
- Conceitos agrários;´
- Técnicas agrícolas;
- Agricultura moderna e políticas internacionais;
- Revolução industrial e espaço geográfico;
- Fordismo e Toyotismo;
- Tipos de indústrias e localização;
OBJETIVO:
- Conhecer a origem, as principais práticas agrícolas no mundo, os conceitos associados a tamanho de propriedade, as principais técnicas agrícolas.
- Compreender a discussão sobre os transgênicos e a importância da agricultura orgânica;
- Entender o impacto do protecionismo e subsídios dos países desenvolvidos nos países dependentes de commodities agrícolas;
- Entender as transformações espacial geradas pela industrialização da sociedade mundial. Conhecer as modalidades de especialização/produção industrial;
- Conhecer os tipos de indústrias e os principais atrativos locacionais para a indústria;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário