SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 01 E 02/03/2012
As Paisagens do Mundo: [apostila 1, páginas 4 a 13]
- O que é paisagem?;
- A paisagem e o tempo;
OBJETIVO:
- Conceituar paisagem;
- Reconhecer os elementos da paisagem;
- Comparar diferentes paisagens;
- Conceituar natureza;
- Identificar as relações entre tempo e paisagem;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração das imagens da apostila;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 27 e 29/02/2012
O Brasil em Mapas e Gráficos: [apostila 1, páginas 4 a 14]
- Apresentação do professor;
- O Brasil nos mapas;
- Representando dados em forma de gráficos;
OBJETIVO:
- Ler e interpretar mapas;
- Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos;
- Situar as fronteiras internacionais do Brasil;
- Calcular escalas;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração das imagens disponíveis na apostila e construção de gráficos
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Poderemos avaliar os gráficos construídos pelos alunos;
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 27/02 e 02/03/2012
O Mundo Atual: Unidade e Diversidade: [apostila 1, páginas 4 a 16]
- Apresentação do professor;
- Como estudar o mundo em que vivemos?;
- O que é Estado?;
- O nosso mundo é um só (Globalização);
OBJETIVO:
- Definir espaço mundial;
- Reconhecer que há várias formas de analisar o espaço mundial;
- Reconhecer que o espaço mundial pode ser regionalizado sob inúmeros pontos de vistas;
- Identificar o processo de globalização e as diferenças existentes entre os países;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração dos mapas e imagens disponibilizadas na apostila
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 29/02/2012
Países do Norte: [apostila 1, páginas 4 a 15]
- Apresentação do professor
- O Norte e o Sul;
- Os países do Norte;
OBJETIVO:
- Reconhecer a divisão Norte-Sul;
- Identificar os países que integram o Norte;
- Identificar os subconjuntos que compõem o Norte;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Utilizaremos as imagens e mapas disponibilizadas na apostila.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311
PERÍODO: 27/02 e 02/03/2012
ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – “Para Construir” (1,2,3,4ab); “Para Praticar” (1,2).
O Espaço Geográfico e a Industrialização: [apostila 1, páginas 14 a 27]
- O que é produção do espaço?;
- Espaço geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento;
- A industrialização da humanidade;
- Industrialização original ou clássica;
- Revolução industrial e espaço geográfico;
OBJETIVO:
- Identificar a ação da sociedade no processo de transformação da natureza original;
- Reconhecer as diferenças entre as paisagens, que são produzidas tanto pela natureza quanto pela ação humana;
- Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313
PERÍODO: 01/03/2012
ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – “Para Construir” (1,2,3,4ab); “Para Praticar” (1,2).
O Espaço Geográfico e a Industrialização: [apostila 1, páginas 14 a 27]
- O que é produção do espaço?;
- Espaço geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento;
- A industrialização da humanidade;
- Industrialização original ou clássica;
- Revolução industrial e espaço geográfico;
OBJETIVO:
- Identificar a ação da sociedade no processo de transformação da natureza original;
- Reconhecer as diferenças entre as paisagens, que são produzidas tanto pela natureza quanto pela ação humana;
- Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário