domingo, 26 de fevereiro de 2012

RETORNO DA SEMANA………..PERÍODO: 23 a 24/02/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – As Paisagens do Mundo

Após o Carnaval iniciou-se as aulas do ensino fundamental II, tendo nesta semana, apenas contato com o sexto ano, uma turma ativa que promete muito. Na aula de quinta-feira fizemos nossa apresentação e explicamos sobre a área de estudo da Geografia.

Como os alunos ainda não tinham recebido o apostila, na sexta-feira, iniciamos a primeira aula com tema “paisagens” solicitando que os mesmos imaginassem uma paisagem e que replicassem no caderno os elementos. As respostas do alunos foram diversas, no geral, eles associam paisagem com algo idílico, isto é, lindo, maravilhoso, colorido sem ação humana ou mesmo sem o próprio. Outros alunos associaram algo parecido com uma praça, onde elementos culturais se fazem presentes. Por último, alguns trouxeram elementos fantasiosos como heróis de quadrinhos e de games. Fotos de paisagens naturaisProcurei mostrar que para a Geografia a paisagem é tudo que a nossa visão alcança, independente do que se faz presente a nós.

A PAISAGEM VISTA PELOS ALUNOS COMO ALGO INTOCÁVEL, “PERFEITO”.

Que mesmo eu olhando o fundo da sala devo considerar esta uma paisagem, composta de elementos culturais. Aproveitei o ensejo para conceituar elementos naturais e elementos culturais.

Na segunda aula, apesar dos alunos já terem recebido a apostila, optei em trazer revistas e solicitei que os alunos escolhessem uma paisagem e daí descrevê-la, na mesma situação da aula anterior, contudo, os alunos não fariam uma visualização própria e sim sugerida pela revista, apesar de ser uma escolha individual. Fizemos o mesmo exercício, descrevendo os elementos e insistindo com os alunos na questão que o ser humano com sua técnica e tecnologia também fazem parte e é participante ativo da paisagem.

Na próxima semana inciaremos a apostila no capítulo 1 com o mesmo tema. 

 


 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Cap 2 Entendendo Escalas e Regiões – págs 6 a 13.

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – Para Construir” (1,2,3,4ab); Para Praticar” (1,2).

Corrigimos os exercícios da página 5.

Trabalhamos o segundo capítulo da apostila que tinham como temas as escalas (cartográfica e geográfica) e regionalização.

Com a frase “Pense globalmente, aja localmente” iniciamos a discussão sobre as dimensões geográficas, trazendo para a discussão ambiental, nós exercitamos as escalas geográficas do espaço.

Explicamos que na Geografia temos dois tipos de escala: a cartográfica de teor quantitativo, presente nos mapas e que demonstra a redução de um terreno para facilitar a interpretação da área. A escala cartográfica pode ser numérica ou gráfica e tem por objetivo mensurar distâncias. escalaComo os alunos receberam um suplemente cartográfico separado, escolheremos aulas futuras para aprofundar este conhecimento.

TIPOS DE ESCALAS, NUMÉRICA ACIMA E GRÁFICA EMBAIXO.

Já a escala geográfica, apesar de ter uma dimensão quantitativa (área) ela é mais qualitativa, pois ocorrem as relações e interações entre os elementos físicos e humanos na construção do espaço.

Outro conceito trabalhado foi a região, importante para estudos futuros propostos pela apostila. Explicamos que regionalizar é dividir, organizar ou agrupar áreas que apresentam características em comum. Utilizamos como exemplo as regiões do Brasil de acordo com IBGE e Geoeconômica e suas particularidades, onde enfatizamos que o modo como queremos interpretar a área define a regionalização. O mapa do IBGE foi confeccionado se baseando, principalmente, não exclusivamente, nas questões naturais, enquanto a Geoconômica avalia as questões socioeconômicas, criando uma situação onde a região não obedece as fronteiras dos estados.

 

 

Até a próxima “blogagem”…

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