SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: localizaçao/representação – pags 38 a 50
ATENÇÃO: Trazer o atlas na quarta-feira (04).
Foram corrigidos os exercícios das páginas 32, 33 e 34.
Na semana passada deixamos uma grade de coordenadas para os alunos fazerem e aproveitamos para corrigir e verificar as dúvidas dos mesmos. Reforçamos a questão das latitudes e longitudes.
Iniciamos o tema cartografia onde os alunos deveriam trazer o atlas de casa para um exercício. Solicitei que os alunos escolhessem um mapa e observamos os títulos. Como a escolha no atlas era aleatória, os alunos apresentaram diversos tipos de mapas, facilitando a observação que os mesmos não são apenas políticos. Aproveitamos para criar um exercício onde o aluno deveria identificar no mapa o título, legenda, escala, orientação e coordenadas geográficas.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Desenvolvimento Econômico e Social – pags. 38 a 44
ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 45 (atividades e roteiro de estudo), 46 e 47 para segunda-feira.
Temos trabalho sobre os imigrantes no Brasil, parte do capítulo população da apostila.
IMIGRANTES NO BRASIL Foram criados grupos, ou individual, para pesquisarem os seguintes imigrantes: Entrega: 09/04/2012 – Padrão de pesquisa com introduçao, conclusão, bibliografia.
Os alunos devem buscar informações sobre:
|
Trabalhamos os conceitos de PIB (produto interno bruto) e PNB (produto nacional bruto) que possuem significados próximos que são toda a geração de riqueza (produção) de um país em um ano. A diferença é que no PNB são somados as entradas e saídas de capital do país. Os alunos puderam observar os maiores PIB´s do mundo em 2007 (onde não consta o Brasil), atualmente a sexta economia do mundo, e as maiores rendas per capita (riqueza de um país em um ano dividido pelo número de habitantes).
Vimos a distribuiçao social de renda em alguns países, com destaque negativo para o nosso país (dados de 2007, de lá pra cá houve uma melhoria nos indicadores) onde demonstrava a distribuição da riqueza em três patamares: 10% mais ricos; 30% intermediários e 60% mais pobres.
Finalizamos com tabelas que apresentavam indicadores de analfabetos acima de 15 anos, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida e linha internacional de pobreza. Explicamos sobre o IDH e seus indicadores.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – O Sul Subdesenvolvido – pags. 54 a 57
Esta semana corrigimos exercícios da anterior (página 43 a 51) que exigiu um tempo maior. Utilizando mapas e tabelas com temas socioeconômicos trabalhamos conceitos de países do Norte/Sul; renda per capita; distribuição social de renda; expectativa de vida; IDH e dimensões associadas.
Iniciamos o capítulo 4 – Sul subdesenvolvido com dois questionamentos:
- Quais são as origens do subdesenvolvimento?
- Diferenças entre colônias de exploração e colônias de povoamento?
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Regionais – pags 44 a 65.
ATENÇÃO: Preparamos exercícios para a prova que ocorrerá no dia 11/04/2012. O exercício deverá estar pronto no caderno para o dia 04/04. Para aqueles alunos que entregarem como trabalho, será dada uma nota extra.
Questões para a prova
|
A semana foi de correção de exercício que os alunos tinham entregue anteriormente. Com a divisão dos países da Europa Ocidental por critérios socioeconômicos, foi solicitado identificação de recursos via mapa, multinacionais, população economicamente ativa (PEA), principais atividades econômicas, informações de destaque, fronteiras e elementos em comum.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311
APOSTILA 1 (parte 2) – Países Desenvolvidos… – págs 03 a 06
Corrigimos a página 47 do encarte de cartografia.
Iniciamos o capítulo 1 da segunda parte da apostila 1. Questionamos sobre os países desenvolvidos (quem são?) e os critérios que definiam esta denominação.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313
APOSTILA 1 (parte 2) – Países Desenvolvidos… – págs 03 a 06
Corrigimos a página 47 do encarte de cartografia.
Iniciamos o capítulo 1 da segunda parte da apostila 1. Questionamos sobre os países desenvolvidos (quem são?) e os critérios que definiam esta denominação.
Também comentamos sobre as três revoluções industriais com suas principais características, pois o tema é sobre os países que “estiveram nas três revoluçoes”, contudo não podemos levar ao pé da letra pois Alemanha não esteve presente na primeira, entre outros questionamentos. Em suma, o título não foi muito feliz.
Associamos desenvolvimento econômico e social à presença de democracia. Comentamos sobre a sociedade de consumo, como são chamados os países mais desenvolvidos, e os mecanismos para gerar consumo como o marketing/propaganda e a obsolescência, seja ela técnica (tempo de vida menor dos objetos ou mudança de tecnologia) ou de percepção (relacionado a questões de “modismos”).
Até a próxima “blogagem”…
Nenhum comentário:
Postar um comentário