sábado, 24 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL – PERÍODO: 26 a 30/03/2012

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28 e 30/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercício de coordenadas geográficas no caderno (caso exista dúvidas, verificar o retorno da semana passada, abaixo, onde dou explicações sobre o exercício. Também temos deveres nas páginas 32, 33 e 34 (n° 3, 4 e 5).

Para sexta-feira, trazer o atlas e o Suplemento de Cartografia – que veio junto com a apostila 1.

 

Espaço Geográfico – Representação:       [Apostila 1, páginas 46 a 51]

  1. Mapas: o que são? Para que servem?
  2. Leitura dos Mapas;
  3. Trabalhando com Atlas;

OBJETIVOS:

  • Definir e ler mapas;
  • Interpretar convenções cartográficas e legendas;
  • Aplicar o atlas em sala de aula;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 28/03/2012

 

Desenvolvimento Econômico e Social:   [Apostila1, páginas 38 a 44]

  1. PIB e renda per capita;
  2. A distribuição de renda;
  3. Distribuição do desenvolvimento humano;

OBJETIVOS:

  • Conceituar PIB, PNB e renda per capita;
  • Criticar a distribuição de renda no Brasil;
  • Conceituar inflação e taxa cambial;
  • Identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


capitalismo

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 30/03/2012

ATENÇÃO: A semana é de entrega de trabalho, precisamente na sexta-feira. Por favor, fiquem atentos.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual (um clima) ou duplas (dois climas). *Estamos retificando postagem anterior que permitia até trios.

Climas: equatorial, subtropical, tropical, mediterrâneo, polar e frio, desértico, temperado.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 

O Sul Subdesenvolvido:        [Apostila 1, páginas 54 a 61]

  1. Diferenças entre países do Sul;
  2. Origens do Subdesenvolvimento;
  3. Democracia frágil ou inexistente;
  4. Autoritarismo e Corrupção;
  5. A industrialização;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferenças culturais entre os países do Sul;
  • Associar corrupção e autoritarismo;
  • Associar desenvolvimento e democracia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/03/2012

Europa Ocidental – Aspectos Regionais:      [Apostila 1, páginas 44 a 65]

  1. Países europeus altamente industrializados;
  2. Outros países europeus industrializados;
  3. Países europeus ocidentais de menor industrialização;
  4. Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
  5. Miniestados europeus;

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental
  • Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 26 e 30/03/2012

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Fusos Horários:      [Suplemento de Cartografia, páginas 10 a 13];

Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais:      [apostila 1, páginas 04 a 06]

  1. Fusos Horários;
  2. Etapas da Industrialização;

OBJETIVOS:

  • Entender o sistema de fusos horários planetário
  • Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
  • Conhecer Taylorismo e Fordismo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 29/03/2012

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.

TRABALHO

Entrega: 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais: [apostila 1, páginas 04 a 15]

  1. Etapas da Industrialização;
  2. Países desenvolvidos;

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
  • Conhecer Taylorismo e Fordismo;
  • Identificar o conjunto de países desenvolvidos;
  • Associar o elevado padrão de vida desses países as conquistas sociais de seus habitantes;
  • Associar democracia a desenvolvimento;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

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