sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RETORNO DA SEXTA-FEIRA–DIA: 22/10/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA

ATENÇÃO: Nesta segunda-feira deverão serem entregues as questões preparatórias para a prova. Após correção da mesma será marcada o dia da avaliação, depois da Feira das Nações.

Nesta sexta-feira os alunos, individualmente ou em duplas, começaram a responder as questões preparatórias da prova sobre atmosfera. Para aqueles que eventualmente faltaram, as questões seguem abaixo. 

image

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA

ATENÇÃO: Nesta terça-feira deverão serem entregues as questões preparatórias para a prova. Após correção da mesma será marcada o dia da avaliação, depois da Feira das Nações.

Neste dia foram corrigidas as questões das páginas 140, 141, 142, 143, 144 e 145.

Nesta sexta-feira os alunos, individualmente ou em duplas ou individual para responder as questões preparatórias da prova sobre atmosfera. Para aqueles que eventualmente faltaram, as questões seguem abaixo.

 image

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – pags 17 a 20.

ATENÇÃO: Inicialmente marcamos a prova sobre hidrosfera para o dia 05/10/10, contudo neste teremos o simulado. Por isso a próxima data será dia 08/10/10.

Finalizamos a apostila hidrosfera com os exercícios das páginas 17 a 20. Infelizmente não conseguimos corrigir questão por questão, por isso optamos por deixar as respostas corretas e caso algum aluno tivesse dúvida seria imediatamente atendido. Aparentemente não houveram dúvidas.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ECONOMIA E INFRAESTRUTURA

Nesta sexta-feira terminamos o assunto fontes energéticas (tinha faltado a biomassa) e iniciamos os temas transportes e telecomunicações no mundo e no Brasil.

Apresentamos os diversos tipos de transportes. Segue abaixo um resumo de cada um deles:

Ferroviário: Intensamente utilizados nos países do norte (desenvolvidos), apresenta um bom custo benefício pois transporta grande quantidade de cargas, ideal para países continentais. A desvantagem está no custo da manutenção. No Brasil a malha ferroviária foi controlada pelo Estado até os anos 90, com a privatização apresentou novos investimentos, contudo pelo tamanho do nosso país, podemos considerar “insipiente”. Com relação a metrôs, alguns alunos lembraram das idéias para a mobilidade florianopolitana, o famoso metrô de superfície, que ainda está como uma idéia longínquo.

img_transportes

Rodoviário: Excelente para o transporte flexível pois entrega cargas ponto a ponto, é o mais expressivo e de maior preferência na atualidade. As desvantagens estão no custo de manutenção de rodovias e veículos, pequena carga comparado com outros meios de transportes. No Brasil é o transporte predominante, pois inicia-se com a chegada das multinacionais de automotores. O problema brasileiro se reside nos preços dos fretes (obrigando o caminhoneiro a viajar longas jornadas sem dormir), pela falta de manutenção de estradas e pelas cobranças de pedágio que oneram as mercadorias.

Hidroviário: Mais barato, não necessita de grandes estruturas (portos, canais, integrações intermodais). Grande partes das exportações e importações dos países se dão pelo transporte marítimo. A navegação de cabotagem também é muita utilizada nos EUA e UE. O problema relacionado ao transporte marítimo é a poluição das águas devido aos óleos de motores, entre outros. No Brasil o transporte fluvial é importante, apesar de não representar uma fatia importante dentro da economia. Um grave erro brasileiro foi não incluir nos projetos de hidrelétricas canais de passagem para as barcaças seguirem rio acima em diversas partes do país.

Tubular: gasodutos e óleodutos são os destaques deste sistema. baratos e eficientes quando não acontece problemas de vazamento.

Aéreo: Eficiente e rápido, contudo caro, esse  meio de transporte é utilizado principalmente para mercadorias de alto valor agregado ou que necessita de rapidez de transporte. Foi dado o exemplo do transporte de ostras da Grande Florianópolis de avião para os restaurantes caros de São Paulo.

Na questão das telecomunicações utilizamos o exemplo histórico da internet como revolução técnico-científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário