SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21 e 23/03/2012
Espaço Geográfico: Orientação: [Apostila 1, páginas 28 a 35]
Espaço Geográfico: Localização: [Apostila 1, páginas 36 a 39]
- As direções de orientação;
- Coordenadas Geográficas;
OBJETIVOS:
- Identificar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais;
- Reconhecer a importância das coordenadas geográficas;
- Definir latitude e longitude;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21/03/2012
ATENÇÃO: Prazo final (21/03/2012) para entrega da atividade de gráficos para quem levou para casa.
População Brasileira: [Apostila 1, páginas 25 a 32]
- Estrutura da população por idade e sexo;
- As migrações;
- Migração rural-urbana ou êxodo rural;
OBJETIVOS:
- Interpretar pirâmides etárias;
- Caracterizar diferentes tipos de migração;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23/03/2012
ATENÇÃO: Nesta semana solicitamos um trabalho de pesquisa sobre os climas terrestres. Foi dividida a sala, pelas filas onde os alunos se encontram, em sete climas: Equatorial, mediterrâneo, altas montanhas, desértico, polares e frios, tropical e temperado. Como foi no final da aula de sexta, no nosso próximo encontro, trataremos mais detalhes.
TRABALHO Regiões Climáticas; Entrega: 30/03/2012 ; Individual, duplas ou trios. Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada. Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante. |
Norte e Sul: Regionalização Geoeconômica do Mundo: [Apostila 1, páginas 48 a 53]
- Países ricos e países pobres;
OBJETIVOS:
- Identificar os critérios utilizados para classificar os países como desenvolvidos e subdesenvolvidos;
- Diferenciar os países do Norte e os países do Sul;
- Associar desenvolvimento com expectativa de vida;
- Definir PIB, PNB, renda per capita e IDH
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21/03/2012
ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 40 a 43.
Europa Ocidental: Aspectos Regionais: [Apostila 1, páginas 44 a 64]
- Diferenciais regionais;
- Países europeus ocidentais altamente industrializados;
- Países europeus ocidentais de menor industrialização;
- Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
- Miniestados Europeus;
OBJETIVOS:
- Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental;
- Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios. klkllk
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 23/03/2012
ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.
TRABALHO Entrega: 311 (30/03) Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia). Físico: A4, maquete, etc. Individual, dupla ou Trio Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico
EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho. |
Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 12]
- Coordenadas Geográficas;
- Fusos Horários;
OBJETIVOS:
- Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;
- Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 22/03/2012
ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.
TRABALHO Entrega: 313 (29/03) Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia). Físico: A4, maquete, etc. Individual, dupla ou Trio Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico
EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho. |
Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 14]
-
Coordenadas Geográficas;
-
Fusos Horários;
- Horário de Verão;
OBJETIVOS:
-
Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;
- Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;
- Entender o horário de verão aplicado no Brasil;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….
Nenhum comentário:
Postar um comentário