domingo, 18 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 21/03 a 23/03/2012

 

Orientaçao-vocacional-gratuita-sp

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 23/03/2012

Espaço Geográfico: Orientação:    [Apostila 1, páginas 28 a 35]

Espaço Geográfico:  Localização:  [Apostila 1, páginas 36 a 39]

  1. As direções de orientação;
  2. Coordenadas Geográficas;

OBJETIVOS:

  • Identificar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais;
  • Reconhecer a importância das coordenadas geográficas;
  • Definir latitude e longitude;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


tipos de pirâmides etárias

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21/03/2012

ATENÇÃO: Prazo final (21/03/2012) para entrega da atividade de gráficos para quem levou para casa.

População Brasileira:        [Apostila 1, páginas 25 a 32]

  1. Estrutura da população por idade e sexo;
  2. As migrações;
  3. Migração rural-urbana ou êxodo rural;

OBJETIVOS:

  • Interpretar pirâmides etárias;
  • Caracterizar diferentes tipos de migração;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


rich_and_poor

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23/03/2012

ATENÇÃO: Nesta semana solicitamos um trabalho de pesquisa sobre os climas terrestres. Foi dividida a sala, pelas filas onde os alunos se encontram, em sete climas: Equatorial, mediterrâneo, altas montanhas, desértico, polares e frios, tropical e temperado. Como foi no final da aula de sexta, no nosso próximo encontro, trataremos mais detalhes.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual, duplas ou trios.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 

Norte e Sul: Regionalização Geoeconômica do Mundo:  [Apostila 1, páginas 48 a 53]

  1. Países ricos e países pobres;

OBJETIVOS:

  • Identificar os critérios utilizados para classificar os países como desenvolvidos e subdesenvolvidos;
  • Diferenciar os países do Norte e os países do Sul;
  • Associar desenvolvimento com expectativa de vida;
  • Definir PIB, PNB, renda per capita e IDH

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


copenhagen_144

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 40 a 43.

 

Europa Ocidental: Aspectos Regionais:     [Apostila 1, páginas 44 a 64]

  1. Diferenciais regionais;
  2. Países europeus ocidentais altamente industrializados;
  3. Países europeus ocidentais de menor industrialização;
  4. Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
  5. Miniestados Europeus;

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental;
  • Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios. klkllk

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


long_lat

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 23/03/2012

ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 12]

  1. Coordenadas Geográficas;
  2. Fusos Horários;

OBJETIVOS:

  • Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;
  • Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


timezones

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 22/03/2012

ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 14]

  1. Coordenadas Geográficas;

  2. Fusos Horários;

  3. Horário de Verão;

OBJETIVOS:

  • Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;

  • Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;
  • Entender o horário de verão aplicado no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

Nenhum comentário:

Postar um comentário