sexta-feira, 23 de março de 2012

RETORNO DA SEMANA – PERÍODO: 21/03 a 23/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: Orientação/Localização – pags 22 a 40 

ATENÇÃO: Temos atividade de Coordenada Geográfica para ser terminada. e exercícios da apostila n° 3, 4 e 5 das páginas 32, 33 e 34.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios 1 e 2 da página 32.

Trabalhamos as direções cardeais (N, S, L, O), colaterais (SE, SO, NO, NE) e subcolaterias (NNE, NNO, SSE, SSO, LSE, LNE, OSO, ONO) e a Rosa dos ventos. Também focamos a Bússola, instrumento antigo utilizado até nos dias de hoje. Explicamos que a agulha imantada (Imã) é atraída para polo norte magnético, que não está localizado no polo norte geográfico. Comentamos que o núcleo da terra, composto basicamente por ferro e níquel, funciona como um grande imã, atraindo a agulha e permitindo a pessoa que o utiliza saber as outras direções. Rosa dos Ventos 03

As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre, chamadas de paralelos e meridianos que se cruzam. Também vimos latitude e longitude que são distâncias medidas em graus a partir da Linha do Equador (latitude) ou do Meridiano de Greenwich (longitude). Deixamos um exercício de coordenadas para os alunos, que encontraram algumas dificuldades, mas na sua correção, deveremos redimi-las. Para auxiliar, deixo um exemplo para os alunos

 

abaixo temos uma grade onde o ponto A representa um cruzamento. O aluno deve identificar primeiro a latitude, que é observada pela linha horizontal (15°) e verificar em que hemisfério ele está (em que posição está a partir da Linha do Equador – 0° – linha horizontal) ao Norte (acima do Equador) ou Sul (abaixo do Equador). Logo após, identificar a longitude (45°) identificada na linha vertical) e perceber se ele está a Oeste (esquerda do Meridiano de Greenwich – vertical 0°) ou a Leste (direita da linha de Greenwich). O resultado final na letra A:

Latitude: 15° Norte e longitude 45° Oeste – resumindo: 15° N 45° O.

 

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – População Brasileira – pags. 25 a 30 

Continuamos o tema população com as faixas etárias: Jovens (0 a 19 anos), adultos (20 a 59) e idosos (60 anos em diante). Mostramos os dados fornecidos pelas pirâmides etárias que auxiliam no entendimento da dinâmica demográfica de um país. Apresentamos tipos diferentes de pirâmides, típicas de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

As migrações são deslocamentos da população no espaço. Temos alguns tipos de migrações: como rural-urbana; inter-regional (dentro de regiões, estados de um país); pendulares que é o deslocamento diário casa-trabalho-casa, que em algumas cidades grandes pode levar horas. Para migrações entre países temos os emigrantes (saem do país de origem) e os imigrantes (chegam de outro país).

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Norte e Sul: Regionalização Geoconômica – pags. 42 a 51 

ATENÇÃO: Para a entrega, na próxima semana, do trabalho sobre regiões climáticas.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual (um clima) ou duplas (dois climas). *Estamos retificando postagem anterior que permitia até trios.

Climas: equatorial, subtropical, tropical, mediterrâneo, polar e frio, desértico, temperado. 

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

Aplicamos uma série de exercícios (7 ao todo) onde atuamos nas questões socieconômicas dos países do Norte e Sul. Com auxílio da apostila, que apresentava diversos mapas e tabelas com dados, solicitamos aos alunos identificar os países ou continentes na “fronteira” Norte/Sul; países com maior e menor rendas per capita e PIB (através de tabela), mapa de renda per capita (este e outros mapas a seguir não apresentavam identificação dos países, fazendo o aluno ir para outra página para descobrir), mapa de expectativa de vida e mapa de IDH, onde o aluno deveria apresentar até três países de acordo com a legenda dos mapas. mapa_mundo_sobre_IDHTabelas de IDH e distribuição social de renda, com identificação de países e seus índices. Foi uma dinâmica interessante, fazendo o aluno buscar identificação de paises, ter um novo olhar para as tabelas e mapas, se interar com alguns dados socioeconômicos, mesmo que indiretamente. Na semana que vem vamos corrigir esta atividade e aproveitarei para apresentar os conceitos que eles vivenciaram nesta semana, como IDH, renda per capita, expectativa de vida, índice de pobreza, entre outros.

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Regionais – pags 44 a 65.

Para trabalharmos o capítulo 4 da apostila, solicitamos aos alunos uma atividade para ser entregue sobre os países da Europa Ocidental. Utilizamos a própria divisão da apostila: Países Europeus de Alta Industrialização (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Benelux), via mapa, identificar os recursos naturais, indústrias, cidades, multinacionais e PEA. W300px_1012-eco-industrialOutput

 

Montadora de automóveis na Europa

 

Outros Países Europeus Industrializados (Suécia, Austria e e Suiça) principais atividades econômicas. Países Europeus de Menor Industrialização (Islândia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Espanha e Irlanda), informação de destaque econômica ou social. Países Europeus de Fraca Industrialização (Portugal e Grécia) elementos comuns nestes dois países. Miniestados Europeus (Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Lietchtenstein e Vaticano) via mapa identificar suas fronteiras.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

SUPLEMENTO DE CARTOGRAFIA – Localização e Orientação – págs 9 e10.

ATENÇÃO: Sexta-feira é o prazo para entrega do trabalho do espaço geográfico.

Como na segunda-feira foi feriado em São José, na sexta trabalhamos apenas coordenadas geográficas, paralelos, meridianos, latitudes e longitudes. Deixamos um exercício em grade para os alunos terminarem em casa e posteriormente faremos as correções.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

SUPLEMENTO DE CARTOGRAFIA – Localização e Orientação – págs 9 a 14.

ATENÇÃO: Quinta-feira é o prazo para entrega do trabalho do espaço geográfico. Temos exercícios para corrigir página 47 – 1,2 e 3.

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Trabalhamos coordenadas geográficas e a sua importância na orientação no espaço. apresentamos os conceitos de paralelos, meridianos, latitudes e longitudes. Apresentamos um exercício de coordenadas para os alunos treinarem. Alguns tiveram problemas com a questão Leste-Oeste e confusões com os pontos que estão localizados em cima dos graus zero (Equador e Greenwich).

Deixamos outro exercício, abaixo, caso o aluno queira treinar mais.

 

Coordenadas Geograficas

Também atuamos nos fusos horários, explicamos que 360° divididos por 24 horas (um dia) obteríamos 15° para cada fuso. Evidenciamos que o Brasil já teve 4 fusos horários e que atualmente possui 3 (desde de 2008). Temos o fuso das ilhas oceânicas (- 2 horas em relação a Greenwich), de Brasília (- 3 horas) e do Oeste (- 4 horas). Finalizamos com a aplicação do horário de verão no Brasil e o por quê da sua necessidade.

Até a próxima “blogagem”…

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