domingo, 18 de março de 2012

RETORNO DA SEMANA–PERÍODO: 12/03/2012 a 16/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: Orientação – pags 24 a 28  

 

Foram aplicados os exercícios das paginas 21 e 23. Corrigimos a página 21 onde o aluno deveria pesquisar informações de um país a sua escolha e página 23 que trabalha com as mudanças do espaço no tempo.

O espaço construído e reconstruído no tempo pelos seres humanos foi o tema de quarta-feira para finalizarmos o segundo capítulo da apostila.antes_e_depois____terceira_ponte_4d3a01af59b02-400405-4d3a01af61417 Também comentamos sobre as dimensões geográficas, que chamei de endereço no universo, onde os alunos partiam do local para o global na identificação das dimensões (rua, bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, galáxia).

 

 

As transformações do espaço no tempo histórico

 

 

Sexta-feira iniciamos o capítulo 3 sobre orientação, uma necessidade desde os primórdios do homem, que utilizava pontos de referência (montanhas, rios, etc.) e à medida que vai  aperfeiçoando a sua sociedade, passa a utilizar os astros (Sol, Lua e estrelas) e posteriormente instrumentos (bússola, astrolábio, etc.). Também trabalhamos os hemisférios e polos do planeta, com os alunos identificando as linhas imaginárias; a posição de um mapa e a localização dos continentes como visão de mundo, isto é, a Europa está em cima no mapa por opção simbólica, pois o Brasil poderia ser do hemisfério norte, virando de cabeça para baixo, se assim lhe conviesse.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – A População Brasileira – pags. 20 a 25 

ATENÇÃO: Alguns alunos deverão entregar a atividade de gráfico que levaram para casa. Quarta-feira (21/03/2012) é o prazo final.

A população brasileira foi tema na segunda-feira (ver slide abaixo) onde questionamos os alunos o que fazia uma população de um país crescer. Os alunos apresentaram diversas respostas, mas nenhuma satisfatória. Então comentamos que a população de um país cresce pela diferença de nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) ou pela chegada de pessoas (imigrantes) ou saídas de pessoas (emigrantes) deste mesmo país. Apresentamos casos como o do Brasil, país em que a população cresce, mas cada vez mais em ritmo lento. Dos Estados Unidos como um país receptor de pessoas do mundo todo, o que mantém sua taxa de crescimento populacional mediana, e de alguns países europeus como a Alemanha e Itália que apresentam decréscimo em sua população. Incluímos os conceitos de densidade demográfica e apresentamos um exemplo simples de cálculo para os alunos. Finalizamos este dia com as causas da diminuição da mortalidade (vacinas, saneamento básico, dedetização de espaços, água encanada, evolução da medicina e melhores condições de atendimento, etc.), e de natalidade (urbanização, mulher no trabalho, custo de vida, disseminação de métodos contraceptivos).brasil_urbanizacao_1

 

A urbanização (quando a população da cidade supera a do campo em um país) auxiliou na redução das taxas de natalidade no Brasil.

 

Na quarta, reservamos o dia para uma atividade de gráfico, onde os alunos deveriam construir um (individual) ou dois gráficos (grupo). Apesar de trabalharmos exercícios anteriores e explicarmos diversas vezes a sua construção, alguns alunos tiveram dificuldades para a confecção, principalmente aqueles que não deram a devida atenção aos exercícios. Fica aqui um alerta, para prestarmos atenção o que é apresentado, questionarmos sempre que houver dúvida e nos dedicarmos com afinco. Alguns alunos conseguiram entregar na aula, outros ficaram pendentes, por isso, contamos com sua entrega na quarta-feira (21).


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Continentes e Paisagens Naturais  – pags. 30 a 39 

ATENÇÃO: Nesta semana solicitamos um trabalho de pesquisa sobre os climas terrestres. Foi dividida a sala, pelas filas onde os alunos se encontram, em sete climas: Equatorial, mediterrâneo, altas montanhas, desértico, polares e frios, tropical e temperado. Como foi no final da aula de sexta, no nosso próximo encontro, trataremos mais detalhes.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual, duplas ou trios.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 Compartilhamos o conceito de paisagem natural e os elementos que estão interligados como clima e relevo, vegetação e solo e hidrografia. Para clima e relevo destacamos a influência das montanhas no deslocamento dos ventos, do resfriamento das massas de ar à medida que aumenta a altitude. Para vegetação e solo a área amazônica foi utilizada para explicar que a riqueza desta floresta está associada ao seu próprio “consumo”, pois a umidade e calor intensos geram o rápido apodrecimento das folhas, galhos, árvores, entre outros, que geram nutrientes para a floresta. Contudo, a região tropical é pobre em solos, o que significa que a retirada da floresta para cultivos nem sempre é uma boa idéia, pois as chuvas intensas e regulares lavam o solo, retirando nutrientes. Quanto à hidrografia destacamos a velocidade destas águas em áreas de montanha e planície, o trabalho de erosão, a importância de presença de umidade em semi-áridos.

Finalizamos com os climas terrestres onde cada coluna de alunos deveria pesquisar alguns dados da apostila, servindo como exemplo para o trabalho solicitado.

Clima Polar

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Gerais – pags 30 a 40 

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 40 a 43.

Na semana anterior tínhamos solicitado um resumo-pesquisa sobre a União Europeia onde os alunos deveriam escolher algum dado interessante para comentar. Nem todos quiseram comentar, mas, além da entrega do resumo, isto contava na avaliação.

Pontuamos os principais aspectos da Europa Ocidental, onde solicitei que os alunos observassem mapa com estes países e a partir deste ponto comentamos sobre a Revolução Industrial como ponto de inicio de transformação desta região, a Divisão Internacional do Trabalho, a competição entre Inglaterra e Alemanha e as duas Guerras Mundiais, o Imperialismo e concorrência com um jovem país, Estados Unidos. O Plano Marshall e Otan como resposta ao avanço do Socialismo, a formação de blocos comerciais para o fortalecimento da Europa Ocidental; a urbanização e a estabilização da população através da redução das taxas de natalidade e mortalidade e o preconceito com os trabalhadores migrantes com aumento do xenofobismo.

Xenofobismo e Racismo

Movimentos de direita culpam os imigrantes pelo desemprego na Europa. É mais fácil culpar os de “fora” do que acusar os políticos de seu país e o sistema no qual eles vivem.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

Suplemente de Cartografia – Localização e Orientação – págs 3 a 8.

ATENÇÃO:  tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03) 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

Esta semana e a próxima estaremos utilizando o encarte de cartografia – apesar de não entender por está separado da apostila. Apresentamos os temas orientação, a sua necessidade e importância, a utilização dos astros e instrumentos para se locomover. A rosa-dos-ventos e os principais pontos (cardeais, colaterais e sub-colaterais). A forma da Terra (geóide, com muitas deformações devido a sua formação e o relevo). Os principais movimentos e suas conseqüências: Rotação (dia e noite, fusos horários, desvio das águas e massas de ar para oeste, forma achatada nos pólos e abaulada na região do Equador) e translação (quatro estações).

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Movimento de Translação e as quatro estações

 

Explicamos que graças à inclinação terrestre (em torno de 23°) e sua trajetória em torno do Sol o planeta recebe energia solar desigual nos hemisférios, excetuando nos equinócios (setembro e março), quando o Sol está na Linha do Equador. Que a inclinação permite que nos pólos, em determinado momento, haja grandes períodos de iluminação ou escuridão. Que o solstício marca o período em que o Sol está na posição das linhas dos trópicos (capricórnio e câncer), dezembro (verão HS e inverno HN) e junho (inverno HS e verão HN).

 

UM BREVE COMENTÁRIO

Preocupante a questão disciplinar de algumas turmas, infelizmente vários alunos estão no chamado “oba-oba” sem dar importância à aula em si. Concordo que muitas vezes a aula de Geografia é maçante e extremamente teórica, todavia, percebemos que alguns alunos não se preocupam em abrir uma apostila ou caderno. Não são poucas as anotações nas agendas, mas parece que isto já não está assustando mais. Resta no meu caso, rever atuações e estratégias para alcançar estes alunos, de preferência, com auxilio da Coordenação e Inspetoria com atuação mais incisiva em alguns casos.

Até a próxima “blogagem”…

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